Vigilância Sanitária de Guarujá supera pico de virose com reforço nos atendimentos

A Vigilância Sanitária de Guarujá, SP, acredita que 'pico' da virose foi superado com reforço nos atendimentos. Prefeitura notificou Sabesp sobre vazamentos e ligações clandestinas.

Vigilância sanitária de Guarujá, SP, acredita que ‘pico’ da virose já foi superado

Prefeitura notificou a Sabesp sobre a possibilidade de vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada. Segundo coordenador da vigilância sanitária, reforço nos atendimentos ajudou a superar surto.

Além dos casos de virose, Guarujá registra vazamento de esgoto para o mar

O coordenador da Vigilância Sanitária de Guarujá, DE. no litoral de São Paulo, acredita que o pico da virose que atingiu a cidade já foi superado. De acordo com Marco Chacon, em nota divulgada pela prefeitura, o reforço nos atendimentos na área da saúde surtiu efeito positivo.

As viroses geralmente afetam o trato gastrointestinal [sistema digestivo], provocando sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre. A duração pode variar de um dia a uma semana, e a desidratação pode ser classificada como leve, moderada ou severa.

Na cidade de Guarujá, por exemplo, várias pessoas se dirigiram às unidades de saúde relatando o problema entre o fim do ano e o início de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (4) o tempo de espera nas unidades de atendimento voltou praticamente ao normal.

Se no dia 1º os pacientes tiveram que esperar até 4 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, o tempo caiu para 1h20 em média no sábado. Já no Pronto Socorro Dr. Matheus Santamaria, popularmente conhecido como PAM da Rodoviária, passou de 2h40 para 40 minutos.

De acordo com o Chacon, o reforço da estrutura municipal com mais médicos, enfermeiros e estações para aplicação de soro deu resultado. Com isso, teria sido possível superar a situação que lotou postos de saúde nos primeiros dias de 2025.

“Hoje, as salas de emergência e soroterapia dos Prontos Socorros (PSs) estão vazias, não há mais filas e as Unidades de Saúde da Família apresentam fluxo de pessoas dentro da normalidade”, afirmou, em nota enviada pela prefeitura.