Verão no Vale do Paraíba e Região: Previsão de Chuvas e Temperaturas Amenas

Previsão indica verão chuvoso e com temperaturas amenas no Vale do Paraíba. Frentes frias devem trazer nebulosidade e chuvas acima da média.

Previsão: verão será chuvoso e com temperaturas mais amenas no Vale do Paraíba e região

Tendência é que o verão que começa neste ano seja diferente do que começou no último e que foi marcado por diversas ondas de calor. Imagem de arquivo – Tempo fechado na praia em Caraguatatuba — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Estação mais quente do ano, o verão começou às 6h21 deste sábado (21) e segue até às 6h02 do dia 20 de março de 2025. Segundo os meteorologistas, os próximos três meses serão marcados principalmente por chuva na região do Vale do Paraíba.

A projeção aponta para um verão mais chuvoso do que a média para a região. Além disso, as temperaturas devem ficar dentro da normalidade ou até abaixo da média da estação.

De acordo com o meteorologista Guilherme Borges, do portal Clima Tempo, o motivo para isso é o grande número de frentes frias que passarão pela região nos próximos três meses.

“A gente deve ter um verão com chuva um pouco acima da média na região do Vale do Paraíba, com uma frequência de frentes frias que passam de maneira costumeira pelo Sul e pelo Sudeste. E sempre que ela passa – o próprio nome diz – vem uma massa fria. Com o contraste do calor do verão, vem muita chuva”, explica.

Justamente por conta da frente fria, a nebulosidade deverá ser maior neste verão, impedindo que as temperaturas se elevem tanto.

“As temperaturas devem ficar dentro da normalidade, porque, como vamos ter mais chuva na estação, a cobertura de nebulosidade é maior e o sol não aquece tanto, então deve ser mais confortável. Além disso, a própria frente fria joga as temperaturas um pouco para baixo”, completa Guilherme.

Em relação às temperaturas, este verão deve ser bem diferente do último, quando o calor ficou acima da média por conta de diversas ondas de calor – não há previsão do registro deste fenômeno desta vez.

“Neste verão, não teremos os impactos do fenômeno El Niño, que no ano passado colaborou para manter a atmosfera global muito aquecida, contribuindo para ocorrência de ondas de calor e de eventos extremos no Brasil”, publicou o Clima Tempo. Calor na região do Vale do Paraíba — Foto: Lucas Tavares/de

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA

50 vídeos