Verão no Distrito Federal: Aumento de Moscas e Como Evitar – Dicas de Especialistas para Controlar a Proliferação de Insetos no Verão

Verão aumenta quantidade de moscas no Distrito Federal; entenda como controlar. Especialistas explicam como evitar a proliferação e atração desses insetos indesejados. Saiba mais!

Verão aumenta quantidade de moscas no Distrito Federal; entenda

Insetos se reproduzem com mais facilidade nesta época do ano, dizem especialistas. Além da temperatura, oscilação constante do tempo em períodos curtos acelera processo de reprodução.

1 de 1 Moscas espalhadas, em imagem de arquivo

Moscas espalhadas, em imagem de arquivo

Quem nunca se deparou com a companhia desagradável de moscas quando foi comer ou preparar um prato? 😱🪰 Os entomologistas acreditam que existam no mundo um milhão de espécies de moscas, mosquitos, borrachudos e mutucas que, nessa época de verão, se reproduzem com mais facilidade.

🔎 Entomologista: cientista especializado no estudo de insetos, eles estudam a biologia, o comportamento, a ecologia e a evolução dos insetos.

> “As alterações nos padrões climáticos, especialmente em regiões tropicais, podem criar condições mais favoráveis para o aumento das populações de insetos. Um ciclo que poderia ser de uma semana pode ser antecipado em até 3 dias”, diz a bióloga Angélica Yousef.

A cada ano, o número de moscas tende a aumentar, dizem os especialistas. Além da temperatura, a oscilação constante do tempo em períodos curtos acelera o processo de reprodução. 🌧️☀️

Mas, é possível controlar a entrada de moscas em ambientes fechados com medidas como manter a limpeza e armazenar o lixo de forma adequada. E ainda existem armadilhas naturais e repelentes que afastam os insetos (saiba mais abaixo). 🌿

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do DE no WhatsApp

MATÉRIA ORGÂNICA

Virose das Moscas: A chegada do período chuvoso requer cuidados para prevenir a doença

As moscas precisam da matéria orgânica para que o macho e a fêmea encontrem um local apropriado para colocar os ovos, e as larvas possam se alimentar. 🪰🍎

O professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), José Pujol, explica que o descarte de lixo a céu aberto facilita em grande escala a proliferação destes insetos. Pujol participa de um projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), que estuda a mosca varejeira em regiões urbanizadas.

📌Em 2024, os pesquisadores fizeram coletas destes insetos na Asa Norte e na Fazenda Água Limpa da UnB.

> “Por causa do lixo a céu aberto a quantidade de moscas coletadas foi um absurdo. Em duas semanas a gente coletou mais de três mil moscas. Em determinados estudos, esta é a quantidade que os pesquisadores coletam em um ano”, diz o professor.

COMO EVITAR❓

No Distrito Federal, os Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) são responsáveis pelo controle de pragas. Para solicitar o serviço de combate às pragas urbanas, é preciso ligar para o 162 ou registrar manifestações pelo site.

Mas, em casa, é possível controlar o número de moscas no ambiente com medidas como:

– Manter a limpeza: As moscas são atraídas por alimentos e sujeira. Manter os ambientes limpos, especialmente a cozinha e a área onde são manipulados alimentos, é fundamental.
– Descartar o lixo de forma adequada: Certifique-se de que o lixo esteja sempre em recipientes fechados e esvazie-os regularmente.
– Usar telas de proteção: nas janelas e portas, as telas evitam que as moscas entrem.
– Frutas e vegetais devem ser guardados na geladeira ou cobertos para que não atraiam moscas.

Armadilhas naturais e repelentes 🌿

Use armadilhas naturais, como uma mistura de vinagre de maçã e detergente em um recipiente aberto. As moscas são atraídas pelo vinagre e ficam presas pelo detergente.

👉Plantas repelentes: manjericão, hortelã, alecrim e lavanda ajudam a afastar as moscas.

👉Uso de ventiladores: Moscas não gostam de correntes de ar, então ventiladores podem ajudar a mantê-las longe.

Além dessas medidas, também é útil revisar regularmente áreas externas, como jardins e quintais, para garantir que não haja acúmulo de matéria orgânica que possa atrair moscas.