Fundamental para a história da Globo’, diz Boni sobre o desejo de Tubal Siqueira exibir programas nacionais no interior do Brasil
Empresário saiu de Uberlândia no início da década de 1970 para negociar, de forma pioneira, a exibição de uma programação nacional no Triângulo Mineiro. História de ousadia e paixão será contada em um programa especial, que vai ao ar no próximo sábado (21), após a novela Mania de Você.
Tubal de Siqueira Silva é o protagonista desse capítulo marcante da televisão brasileira. Há 55 anos, ele partiu de Uberlândia em direção à TV Globo com um pedido ousado: possibilitar a exibição da programação da emissora no interior de Minas Gerais. Este pedido surpreendeu José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), na época diretor da emissora, e foi o pontapé inicial para transformar a TV Triângulo na primeira afiliada da Rede Globo no país.
Em uma entrevista no programa especial “Minas no Mundo”, Boni relembra os encontros com Tubal de Siqueira Silva, onde foi negociada a transmissão do Jornal Nacional para o Triângulo Mineiro, levando conteúdo de alta qualidade para o interior do Brasil. Este especial que narra a trajetória do empresário à frente da TV Integração será transmitido no sábado (21), logo após a novela Mania de Você, e estará disponível para acesso posterior no Globoplay.
“Naquele tempo eu tinha 34 anos de idade. Apareceu um garoto de 32, 30, mais novo do que eu e extremamente dinâmico, falante. Então ele decide: Eu quero ficar com o Jornal Nacional. Era o Tubal Siqueira e assim nós começamos a nossa relação com o Jornal Nacional em 1969″, explicou Boni no programa especial.
A participação de Boni nesse programa especial foi destacada pela diretora de Jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu, que ressaltou a ousadia de Tubal ao solicitar a compra do Jornal Nacional logo em sua apresentação na Globo, demonstrando a coragem necessária para desenvolver a televisão no país.
Fitas com os programas importantes, como o Jornal Nacional, eram transportadas de avião e ônibus do Rio de Janeiro para Uberlândia. Tubal também trouxe outros programas de destaque, como Planeta dos Homens, com Jô Soares, e Chacrinha, enriquecendo a programação da TV Triângulo na época.
Para Boni, Tubal possuía as características essenciais para alcançar o sucesso na televisão, mesmo estando distante dos grandes centros urbanos do país naquela época. De acordo com Boni, Tubal era um planejador meticuloso, entusiasta e exigente, fatores que contribuíram para a consolidação da TV Integração no cenário televisivo brasileiro.
Atualmente, a TV Integração possui cinco geradoras em Minas Gerais e alcança mais de 250 cidades, atingindo uma população de seis milhões de habitantes na região. Esta história marcante de Tubal de Siqueira Silva e sua contribuição para a televisão no Brasil será exibida em um programa especial que celebra sua ousadia e visão pioneira. Boni destaca a importância dessa parceria para a história da TV Globo, que foi fundamental para o desenvolvimento da rede de afiliadas em todo o país.