Temporal em Dom Silvério: 9 pontes derrubadas e casas alagadas em cidade de 5 mil habitantes

Após temporal, cidade de 5 mil habitantes convive com lama e sujeira. Nove pontes derrubadas e casas debaixo d'água. Mais de 40 cidades mineiras em emergência.

Nove pontes derrubadas e casas debaixo d’água: após temporal, cidade de 5 mil habitantes convive com lama e sujeira

De acordo com a Prefeitura de Dom Silvério, na Zona da Mata, a chuvarada desta terça-feira (7) deixou a cidade no escuro. Mais de 40 cidades mineiras estão em situação de emergência por causa da chuva.

Uma das pontes que foram derrubadas durante o temporal — Foto: Prefeitura de Dom Silvério/Divulgação

A tempestade que atingiu Dom Silvério, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, nesta terça-feira (7), derrubou nove pontes – três dentro da área urbana e seis na zona rural –, deixou a cidade no escuro e ainda levou muita lama para dentro das casas.

O município tem 5.228 habitantes e foi totalmente afetado pela chuvarada. Moradores tiveram que sair de casa no meio da enxurrada. Alguns deles contaram até com a ajuda do próprio prefeito da cidade, Zé Bráulio (União), que usou cordas no resgate. (veja vídeo mais abaixo)

Moradores são resgatados com cordas por prefeito durante enchente em MG

Um mutirão de limpeza reuniu 150 pessoas nesta manhã na cidade. No fim da manhã, o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica foram normalizados.

Após temporal, mutirão de limpeza é feito em Dom Silvério

De acordo com a prefeitura, ainda não se sabe o número de desabrigados e desalojados.

Mutirão de limpeza limpou a casa de Karine Guimarães — Foto: Prefeitura de Dom Silvério/Divulgação

Minas Gerais tem 41 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. As cidades de Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, Coronel Fabriciano, no Leste, e Nepomuceno, no Sul, estão em estado de calamidade pública.

Onze pessoas morreram no atual período chuvoso no estado, iniciado no fim de setembro — a maior parte dos óbitos ocorreu em dezembro.

As mortes foram registradas em Uberlândia (1), Ipanema (3), Maripá de Minas (1), Coronel Pacheco (1), Raul Soares (2), Nepomuceno (1), Capinópolis (1) e Alterosa (1).

Os dados constam no boletim da Defesa Civil de MG desta terça-feira (7). Ao todo, 1.268 pessoas já ficaram desalojadas no estado, e outras 183, desabrigadas (com necessidade de abrigo público).