A tarifa do transporte público metropolitano da Grande BH aumenta a partir desta quinta-feira (9). Com um reajuste de 6,49%, o preço da passagem de ônibus passa de R$ 7,70 para R$ 8,20. O serviço atende aos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo essencial para a mobilidade da população local.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), as operadoras solicitaram um aumento de 8,7%. No entanto, após a realização de estudos técnicos, o órgão concluiu que o percentual requisitado pelas empresas “não refletia de forma adequada os custos operacionais e os indicadores contratuais”. Com isso, o reajuste autorizado foi de 6,49%, considerando fatores como a variação de custos com insumos, como combustíveis, e as condições econômicas gerais.
De acordo com o governo de Minas, o reajuste da tarifa é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, considerando a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O transporte metropolitano realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, servindo a cerca de 650 mil usuários diariamente, o que destaca a importância desse serviço para a região.
O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação para atender os 34 municípios da região metropolitana. Além disso, o governo de Minas destaca a renovação da frota de ônibus, com investimentos na modernização do transporte público, viabilizada por meio de parcerias com órgãos como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Até o fim de 2025, 850 veículos estarão incorporados ao sistema, renovando um terço da frota total e proporcionando mais segurança, agilidade e conforto à população.
Portanto, o aumento da tarifa do transporte metropolitano na Grande BH é uma medida que visa garantir a sustentabilidade econômica do serviço, mantendo a qualidade e a eficiência do sistema. Essa ação, aliada à renovação da frota de ônibus, contribui para oferecer uma experiência de transporte mais segura e confortável para os usuários, promovendo a mobilidade urbana na região.