Reportagem do DE Piracicaba conquista 1º lugar em premiação de jornalismo sustentável
Claudia Assencio e Rafael Bitencourt venceram a categoria webjornalismo com reportagem sobre estrutura de saneamento que é alternativa a períodos de seca.
Premiação de Claudia Assencio, que produziu a reportagem vencedora com Rafael Bitencourt — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV
A jornalista Claudia Assencio, do DE Piracicaba, conquistou o 1º lugar na categoria webjornalismo, no “1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável”. A premiação foi entregue na noite desta segunda-feira (16).
Claudia foi premiada com a reportagem “Conheça estrutura de saneamento da USP de Piracicaba, alternativa em períodos de seca que possibilita segurança alimentar”, produzida em parceria com Rafael Bitencourt.
O 2º Lugar ficou com Rodrigo Pereira, também jornalista do DE Piracicaba.
Segundo a organização, a premiação tem como objetivo fomentar na região a produção de conteúdo sobre saneamento e sua relação direta com a preservação do meio ambiente, saúde pública, desenvolvimento urbano e inclusão social.
> “[O tema da reportagem] é um exemplo de boas práticas e é uma forma de reconhecer a preservação e pessoas que têm iniciativas de cuidar das nossas águas e cuidar das nossas nascentes. Acho que é uma forma de poder demonstrar isso através do prêmio, uma forma de reconhecimento e de colocar essas boas práticas como protagonistas, principalmente no ano em que as nossas águas sofreram muito, principalmente com a mortandade de peixes provocadas”, declarou Claudia Assencio após a premiação.
OS PREMIADOS
O prêmio foi dividido em três categorias: jornalismo impresso e fotojornalismo; telejornalismo e Radiojornalismo; e webjornalismo.
Na categoria webjornalismo, foram inscritos os seguintes trabalhos:
Conheça estrutura de saneamento da USP de Piracicaba, alternativa em períodos de seca que possibilita segurança alimentar, de Claudia Assencio e Rafael Bittencourt – 1º LUGAR
Rio Piracicaba sob risco: para além da morte dos peixes prefeitura toca desassoreamento milionário sem permissões estadual e municipal; quase 10 mil árvores serão ceifadas, de Cristiane Bonin
De proteção de nascentes a plantios de mudas: valores pagos por ações ambientais mais que dobram em 6 anos em Piracicaba, de Rodrigo Pereira – 2º LUGAR
Na categoria jornalismo impresso e fotojornalismo, foram inscritos os seguintes trabalhos:
Inovações tecnológicas revolucionam na luta pela preservação das águas, de Danielle Ricci – 2º LUGAR
Encoberto, rio corre despercebido pelo subterrâneo de Piracicaba, de Marcelo Basso
Piracicaba (SP): programa incentiva restauração da vegetação nativa e preservação de nascentes em 21 hectares de APP, de Eliana Teixeira – 1º LUGAR
Ação do Pecege retira 300 kg de lixo das margens do rio, de Silvana Duarte Cavicchioli
Rio Piracicaba: Turismo e Sustentabilidade, de Nilo Belloto
Nível do Rio Piracicaba é preocupante e estiagem continua, de Claudio Coradini
Na categoria telejornalismo e radiojornalismo, foram inscritos os seguintes trabalhos:
Nível do Rio Piracicaba fica abaixo da média esperada para a época do ano, de Edijan Del Santo
Estratégias de saneamento e educação ambiental com a Casa do Bem Viver, da Esalq/USP, de Rafael Bittencourt – 2º LUGAR
Cuidar do que é nosso – meio ambiente e Rio Piracicaba, de Lílian Geraldini
VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO
50 vídeos
Veja mais notícias da região no DE Piracicaba.