Stanley: Secretaria do Consumidor monitora processo de recall de 401 mil canecas; entenda
Empresa comunicou ao governo federal sobre defeito. Stanley diz que tampa pode se soltar quando exposta ao calor, provocando risco de vazamento e queimaduras por bebidas quentes.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), está monitorando o processo de recall de mais de 401 mil canecas da marca Stanley que apresentaram defeito (saiba mais abaixo). A empresa comunicou ao governo federal, na terça-feira (17), que identificou falha em todos os modelos do copo Switchback e Trigger Action (códigos de modelo 20-01436 e 20-02824), fabricados entre maio de 2016 e 2023.
De acordo com a Senacon, a marca será responsável pela troca dos produtos e a gestão do processo deverá ser comunicada pela própria empresa. A secretaria vai acompanhar o processo para assegurar “que todas as obrigações legais sejam cumpridas e que a segurança dos consumidores seja garantida”.
Segundo a Senacon, a Stanley informou que o defeito não resultou em nenhum incidente grave, embora a empresa tenha registrado 38 ocorrências globais, sendo três delas no Brasil. DE entrou em contato com a Stanley, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
À Senacon, a empresa disse que está tomando as medidas necessárias para resolver a situação, cumprindo as exigências legais e garantindo a segurança do consumidor. “Para contornar a falha identificada, a Stanley redesenhou o design das tampas dessas canecas para aprimorar o encaixe da rosca e reduzir o risco de seu desprendimento durante o uso, eliminando o risco de vazamentos”, diz marca em documento enviado ao governo federal.
PRODUTOS COM DEFEITO
O defeito foi identificado em 401.211 produtos vendidos no Brasil:
290.125 são do modelo Switchback Travel
111.086 são do modelo Trigger Action
De acordo com a Senacon, as canecas são de várias cores (branco, preto e verde) e tamanhos (12 oz, 16 oz e 20 oz), possuem tampas de polipropileno — um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento — e foram distribuídos em todas as regiões do país.
Em documento enviado ao governo federal, a Stanley diz que a tampa redesenhada está sendo oferecida gratuitamente como uma tampa de substituição para todos os consumidores que adquiriram as canecas dos modelos afetados. Por isso, a marca orienta que:
Os consumidores que tenham produtos desses modelos solicitem a sua nova tampa por meio do telefone 0800 021 3278, email [email protected] ou website [http://www.stanley1913.com.br].
Os consumidores se abstenham imediatamente de utilizar os produtos especificados com suas tampas originais, as quais devem ser descartadas.
LEIA TAMBÉM:
FALHAS: Stanley retira milhões de garrafas térmicas do mercado após usuários sofrerem queimaduras nos EUA
SÃO PAULO: Procon notifica empresa Stanley sobre recall de milhares de garrafas realizado nos EUA
Leia mais notícias sobre a região no DE DF.