Crianças de São Paulo participaram do projeto ‘Lixinho ou lixão’, uma ação de ecologia que teve como objetivo promover a conscientização ambiental entre os mais jovens. Foram realizadas diversas atividades em prol do meio ambiente, como peças de teatro, oficinas de artes plásticas utilizando materiais recicláveis e distribuição de livros de literatura infantil. As apresentações aconteceram na E.E Conselheiro Antônio Prado, e contaram com a participação de 920 crianças.
O projeto ‘Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão’ foi responsável por trazer a ecologia e cidadania para as crianças de São Paulo, por meio da criação, produção e circulação de peças de teatro infantil, oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis e distribuição de livros de literatura infantil. Todas essas atividades visaram promover a conscientização ambiental de forma gratuita para os pequenos participantes.
São Paulo abriu as portas para ações de conscientização ecológica voltadas para as crianças, com a realização do projeto ‘Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão’. Nos dias 28 e 29 de novembro, a cidade recebeu peças de teatro, oficinas com materiais recicláveis e distribuição de livros de literatura infantil, tudo em prol do meio ambiente e da educação ambiental.
A iniciativa contou com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, que permitiu a produção do projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” pela IOS Empreendimentos Culturais LTDA, com apoio da Komedi Projetos e Incentivar Produções, patrocínio da Supergasbras e realização pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução. A Lei de Incentivo à Cultura é uma ferramenta importante para o fomento de projetos culturais em todo o Brasil, possibilitando que empresas e pessoas físicas possam patrocinar eventos culturais e abater parte do apoio do Imposto de Renda. Além disso, contribui para a ampliação do acesso dos cidadãos à cultura, com a distribuição gratuita de ingressos e a realização de ações de formação e capacitação nas comunidades.
O Ministério da Cultura destaca a importância da Lei de Incentivo à Cultura para o desenvolvimento cultural do país, viabilizando milhares de projetos culturais anualmente em todas as regiões do Brasil. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Através da Lei de Incentivo à Cultura, empresas e pessoas físicas podem contribuir para o enriquecimento do cenário cultural brasileiro, garantindo o acesso à cultura para todos.