Projeto em escola municipal de Mendonça incentiva preservação do meio ambiente e a leitura: “Leitura é conhecimento” — Foto: TV TEM/Reprodução
Um projeto realizado há dez anos em uma escola municipal de Mendonça (SP) estimula os alunos a separarem materiais recicláveis, como plástico, latinhas e óleo de cozinha. Em troca disso, eles recebem um vale-livro que pode ser trocado durante feira realizada no encerramento do ano letivo. Além da feira, os estudantes também participam de uma festa que conta com premiação para aqueles que mais participaram das atividades ao longo dos meses. A diretora da escola, Serafina Gomes da Conceição Lima, explicou à TV TEM que a leitura eleva o desenvolvimento das crianças. “A leitura é conhecimento. Então, a criança lê, adquire mais conteúdo e isso a transforma em um cidadão melhor”, explica. Ela ainda reforça que é uma forma de tornar a nova geração mais preparada: “sementes que no futuro se tornarão bons frutos”, finaliza Serafina. Em 2024, a instituição recebeu e encaminhou à reciclagem o total de 450 kg de latinha, 2 toneladas de plástico e 466 litros de óleo de cozinha.
Na contramão disso, uma pesquisa realizada neste ano pelo Instituto Pró-Livro revelou que, no Brasil, o número de não leitores é preocupante. Durante o levantamento, 53% dos entrevistados disseram que, ao longo de três meses, não leram nenhum livro. A dona de casa Naiara Cristina ajuda o filho a juntar os materiais recicláveis e diz que o projeto foi uma forma de incentivá-lo a ler mais livros durante o ano. “Eu acho muito legal ver meu filho estudando, sempre tendo alguma atividade no dia a dia para não ficar só na internet. Já é o terceiro ano que ele ganha esse incentivo para poder comprar os livros e também ajudamos a natureza de alguma forma”, conta.
Além do incentivo à reciclagem e à leitura, os estudantes aprendem sobre conscientização ambiental por meio das aulas de ciências ministradas pela professora Rita Pagano. “Nós trabalhamos a parte da reciclagem junto com a leitura. Os alunos vão até a biblioteca, pegam os livros para ler, levam para casa e também incentivam a família na leitura, além de falarem sobre a importância da reciclagem”, explica Rita. A iniciativa da escola de Mendonça mostra como a educação e a preservação do meio ambiente podem andar juntas, promovendo não apenas a formação acadêmica dos alunos, mas também a conscientização sobre a importância de cuidar do planeta. Com a participação ativa dos estudantes e o apoio da comunidade, projetos como esse contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável e para a formação de cidadãos mais responsáveis e engajados com questões ambientais.