Preta Gil passou o ano novo junto dos familiares no hospital e compartilhou a notícia emocionante de que já tinha saído da UTI, pouco antes da chegada de 2025. A cantora passou por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em 19 de dezembro de 2024. Em 2023, Preta Gil havia sido considerada curada de um tumor no intestino, mas infelizmente a doença retornou em agosto do ano seguinte em diferentes partes do corpo.
Através de suas redes sociais, Preta Gil informou que estava repleta de alegria por ter ao seu lado pessoas tão especiais, que a enchem de amor diariamente e a motivam a viver intensamente. Além disso, compartilhou uma foto ao lado de familiares como Gilberto Gil e Bela Gil, mostrando a união e o carinho familiar em um momento tão delicado. A cirurgia realizada em dezembro tinha como objetivo a retirada de tumores.
Durante todo o processo, Preta Gil está sendo acompanhada por uma equipe médica especializada liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira. Após a cirurgia, seu filho, Francisco Gil, compartilhou momentos ao lado da mãe nas redes sociais e expressou o sentimento de gratidão por poder acompanhá-la durante esse período desafiador.
Em entrevista ao programa Fantástico, Preta Gil revelou que a descoberta do retorno do câncer foi uma surpresa desagradável durante um exame de rotina. Ela já estava em tratamento de quimioterapia para combater as células cancerígenas. Recentemente, a cantora viajou para os Estados Unidos para consultar uma especialista em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico, já que a quimioterapia no Brasil não teve o resultado esperado.
Preta Gil compartilhou em suas redes sociais a importância de focar em sua cura e agradeceu as boas vibrações recebidas dos seguidores. Ela ressaltou a necessidade de buscar alternativas em outros países e explorar diferentes estudos e drogas para combater a doença. Com muita determinação e apoio da família, Preta Gil segue em seu novo tratamento contra o câncer com esperança e fé.