Circulação de ônibus em Belo Horizonte será reduzida até o final de janeiro
A Prefeitura inicia na próxima quinta-feira (26) o quadro de horários de férias de verão, vigente até 31 de janeiro de 2025.
A Prefeitura de Belo Horizonte vai reduzir em 7% a circulação dos ônibus municipais a partir da próxima quinta-feira (26). Até o final de janeiro, os coletivos vão circular no quadro de horários de férias de verão.
A medida é válida para as linhas do transporte coletivo municipal convencional e suplementar (amarelinhos). Ainda segundo a Prefeitura, as informações e as orientações estarão afixadas dentro dos ônibus e das estações, assim como no site da Prefeitura.
A redução das viagens é justificada pela queda na demanda nos meses do final e do início do ano. Em 2024, o total de passageiros registrados em janeiro foi cerca de 8% menor que o contabilizado em novembro de 2023.
A Prefeitura informa, ainda, que a redução de viagens será menor que a temporada 2023-2024 e que a circulação não será diminuída aos sábados.
Linhas de vilas e favelas e que atendem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) continuarão com o mesmo quadro de horário nos dias úteis. Já as linhas com maior demanda não serão reduzidas nos horários de pico, também nos dias úteis.
Diversas linhas continuarão circulando normalmente nos dias úteis, incluindo 101 (Aglomerado Santa Lúcia / São Pedro), 102 (Nossa Senhora de Fátima / Hospital Evangélico), 103 (Vila Cafezal / Rua Pouso Alto), entre outras.
Já as linhas com circulação normal em horários de pico incluem 5201 (Dona Clara / Buritis), 5107 (Estação Pampulha / Savassi), 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais), 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI), entre outras.
Essas mudanças visam adequar a oferta de transporte público à demanda reduzida durante o período de férias e feriados. A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a importância de consultar os horários de funcionamento das linhas para garantir uma viagem tranquila e segura.