Prefeito reeleito de São Paulo discute desafios para manter tarifa de ônibus congelada

Na cerimônia de diplomação em SP, prefeito reeleito fala sobre desafios de manter tarifa de ônibus congelada em 2025. Mudanças no governo e Câmara Municipal também são destacadas. Confira!

Na cerimônia de diplomação realizada no Memorial da América Latina, na Barra Funda, o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), discutiu a dificuldade de manter congelada a tarifa de ônibus na cidade para o ano de 2025. Desde janeiro de 2020, a tarifa está fixada em R$ 4,40, último ajuste realizado ainda na gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB). Nunes enfatizou que qualquer aumento na tarifa seria inferior à inflação acumulada no período, que chegou a 32,77% segundo o IBGE.

Nunes ressaltou a importância de manter a tarifa em um valor acessível para os cidadãos, mas admitiu a dificuldade em manter os preços congelados no futuro. Em recente entrevista à GloboNews, o prefeito anunciou que a equipe está estudando um reajuste que não ultrapasse a inflação dos últimos quatro anos de tarifa congelada na cidade. Ele enfatizou que não haverá aumento, mas sim uma possível correção da inflação que não comprometa a acessibilidade dos passageiros.

Com a diplomação dos eleitos em outubro, Nunes e seu vice, coronel Mello Araújo (PL), além dos 55 vereadores eleitos, estão prontos para assumir seus cargos. O prefeito anunciou que Luiz Carlos Zamarco continuará à frente da Saúde e confirmou mudanças nas secretarias, incluindo a nomeação de Fabrício Cobra Arbex para a Secretaria das Subprefeituras. Essas mudanças refletem a continuidade e a renovação do secretariado para o próximo mandato, garantindo uma gestão eficiente e alinhada com as demandas da cidade.

A renovação na Câmara Municipal também é evidente, com aproximadamente 36% dos assentos ocupados por novos vereadores. A maior bancada será do PT, mantendo oito cadeiras, mas a oposição não será maioria, uma vez que outros três partidos da base do prefeito possuem sete cadeiras cada: MDB, PL e União Brasil. Entre os vereadores eleitos, destacam-se perfis diversificados, como o influencer Lucas Pavanato (PL), Ana Carolina Oliveira (Podemos), Dr. Murillo Lima (PP), Sargento Nantes (PP) e Amanda Paschoal (PSOL), trazendo novas perspectivas para a política local.

A expectativa em relação ao reajuste da tarifa de ônibus e à composição do novo secretariado de Nunes aumenta à medida que o início do próximo mandato se aproxima. A decisão de manter os preços acessíveis e nomear secretários capacitados reflete o compromisso do prefeito com a qualidade de vida dos paulistanos e o desenvolvimento da cidade. A diplomação dos eleitos marca o encerramento de um ciclo eleitoral e o início de novos desafios e oportunidades para a gestão municipal, com foco no bem-estar e no progresso de São Paulo.