Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, apresentou melhoras em seu quadro clínico, porém, segue internado na UTI para avaliação da possível retirada da ventilação mecânica. Conforme informações do boletim médico divulgado no domingo (5), houve uma evolução nas últimas 24 horas, com normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhorias na respiração. O prefeito segue sendo tratado no Hospital Mater Dei, localizado na Região Centro-Sul da capital, desde sua entrada na unidade na última sexta-feira (3), devido a uma insuficiência respiratória causada por pneumonia.
Esta é a quarta internação de Fuad Noman desde o fim de novembro de 2024, o que tem levado o prefeito de Belo Horizonte a se afastar de suas funções oficiais. Diante disso, o vice-prefeito, Álvaro Damião, assumiu interinamente a prefeitura de BH no último sábado (4). O afastamento de Fuad é decorrente do tratamento de pneumonia, sendo recomendado por seu médico, Dr. Enaldo Melo de Lima. O prefeito havia tomado posse de forma virtual no dia 1º de janeiro, seguindo as orientações médicas para evitar ambientes com aglomeração de pessoas.
Fuad Noman vive um histórico recente de internações hospitalares. Em novembro de 2024, ele foi hospitalizado por cinco dias devido a dores nas pernas relacionadas ao tratamento de câncer. Em dezembro do mesmo ano, enfrentou uma pneumonia e sinusite que o levaram novamente ao hospital, sendo necessária sua internação. Durante esse período, exames apontaram a remissão total do câncer. Além disso, outras complicações de saúde, como diarreia, desidratação e insuficiência respiratória aguda, têm exigido a atenção da equipe médica.
Com um diagnóstico de um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH) em julho de 2024, Fuad iniciou imediatamente o tratamento após cirurgia. O LNH é uma forma de câncer que afeta as células do sistema linfático. Durante o período eleitoral em outubro do mesmo ano, o prefeito informou à população que havia concluído o tratamento contra a doença. Dessa forma, o quadro de saúde de Fuad Noman segue gerando preocupações e necessitando de cuidados intensivos, enquanto sua equipe de trabalho segue liderando a prefeitura de Belo Horizonte de forma interina.