Piloto e copiloto detidos por transportar cocaína em avião enfrentam audiência judicial em Penápolis (SP)

Piloto e copiloto são detidos suspeitos de transportar cocaína em avião. Audiência de custódia está marcada. Confira mais detalhes no DE.

Piloto e copiloto detidos suspeitos de transportar cocaína em avião passam por audiência de custódia

O incidente ocorreu no início da tarde de segunda-feira (16) em Penápolis (SP). O piloto e o copiloto foram presos após as autoridades encontrarem 435,86 quilos de pasta base de cocaína a bordo da aeronave.

O piloto e um passageiro foram detidos sob suspeita de estarem transportando cocaína em um avião em Penápolis.

Os piloto e o copiloto envolvidos, suspeitos de transportar mais de 400 quilos de pasta base de cocaína, dentro de um avião monomotor em Penápolis (SP), estão enfrentando uma audiência de custódia na manhã desta terça-feira (17).

Segundo informações do delegado responsável pelo caso, a audiência está prevista para ocorrer através de uma videochamada.

De acordo com a Polícia Militar, a abordagem foi realizada ao final do voo enquanto era monitorado pela equipe, na tarde de segunda-feira (16). O suspeito foi detido quando realizou o pouso no aeroporto de Penápolis, sendo surpreendido pela equipe do helicóptero Águia, que auxiliou na operação até a chegada das equipes da Polícia Rodoviária e Polícia Federal.

Durante a abordagem, o piloto confessou que receberia dinheiro pelo transporte da droga. A aeronave partiu de Aquidauana (MS) com destino a Rio Claro (SP), segundo informações da polícia. Tanto a aeronave quanto os equipamentos da tripulação foram apreendidos, totalizando 435,86 quilos de droga.

Segundo apurado pelo DE, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião estava em dia, dentro da validade, com todos os registros e autorização para voos noturnos.

O copiloto também possui antecedentes por tráfico de drogas e por pensão alimentícia. A ocorrência foi levada à Polícia Federal de Araçatuba (SP).

Wesley Lopes, que estava pilotando a aeronave, havia sido procurado pela Interpol, sendo preso em Prado, no sul da Bahia, em 31 de agosto de 2019. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele permaneceu detido por quatro anos e posteriormente esteve envolvido em um acidente aéreo no Acre.

O piloto Wesley foi encontrado em um imóvel alugado na Bahia, em 2019. Ele liderava um grupo envolvido em um transporte de quase meia tonelada de cocaína em um avião bimotor no Amazonas. A polícia chegou até o grupo após receber denúncias sobre atividades suspeitas envolvendo um avião de pequeno porte que pousava clandestinamente em Carauari.

No caso do acidente aéreo no Acre, que ocorreu em maio deste ano, a aeronave estava regular, apesar de não ter autorização para voo táxi. O piloto Pedro Rodrigues Parente Neto sobreviveu à queda, porém desapareceu após viajar a trabalho para a Venezuela em setembro.

Nenhum óbito foi registrado no acidente. Fique por dentro das últimas notícias da região no DE.