Novo voo de deportados dos EUA chegará em Fortaleza na próxima sexta-feira

novo-voo-de-deportados-dos-eua-chegara-em-fortaleza-na-proxima-sexta-feira

Novo voo de deportados dos EUA deve chegar ao Brasil na próxima sexta-feira por Fortaleza

Os brasileiros deportados estão programados para chegar na próxima sexta-feira (7) em um novo voo fretado dos Estados Unidos da América. Este será o segundo grupo que retorna desde que Donald Trump assumiu a presidência. Desta vez, o governo brasileiro decidiu que os deportados cheguem ao Aeroporto de Fortaleza, não mais à Belo Horizonte, para evitar que sobrevoem o território brasileiro algemados.

O número de passageiros que chegará nesse novo voo ainda não foi divulgado. A decisão da mudança para Fortaleza foi sugerida pelo presidente Lula em uma reunião no Ministério das Relações Exteriores. Uma nova reunião será realizada nesta terça-feira para definir os detalhes logísticos da chegada e da assistência aos deportados, com a presença de autoridades locais do Ceará e do governo federal.

Nesse encontro, também será decidido se a chegada por Fortaleza será apenas para o voo previsto para esta sexta-feira ou se será uma mudança permanente para todos os voos com deportados vindos dos EUA. O uso de algemas em migrantes brasileiros deportados é uma prática nos voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no Brasil.

No primeiro voo com deportados da gestão de Donald Trump, que chegou ao Brasil no dia 24, os brasileiros desembarcaram algemados, gerando polêmica sobre as condições de tratamento. O governo brasileiro protestou contra o uso indiscriminado de algemas pelos órgãos de imigração dos EUA e agora optou pela chegada em Fortaleza para permitir a retirada das algemas antes do desembarque.

Dessa forma, a chegada dos deportados em Fortaleza permitirá que os brasileiros sigam para seus destinos sem o uso de algemas. O objetivo é garantir um processo mais humanitário e respeitoso para aqueles que estão retornando ao Brasil. Agora, resta aguardar a chegada do novo voo na próxima sexta-feira e observar como se dará a nova logística de recepção e assistência aos deportados vindos dos EUA em território nacional.

Mais lidas