Nível do Rio Tietê em Salto (SP) sobe, causando fechamento de complexo turístico – Alerta de Inundação no Fim de Semana

nivel-do-rio-tiete-em-salto-sp-sobe2C-causando-fechamento-de-complexo-turistico-alerta-de-inundacao-no-fim-de-semana

VÍDEO: nível do Rio Tietê sobe, coloca Salto em atenção e causa fechamento de complexo turístico

O Complexo Turístico da Cachoeira foi fechado às 16h deste sábado (1) devido ao alto risco de inundação causado pelo grande volume de chuva na região e também na Grande SP. A previsão é de que a atividade retorne à normalidade no domingo (2).

O nível do Rio Tietê chamou a atenção após a chuva e o complexo turístico precisou ser fechado em Salto.

O nível do Rio Tietê voltou a subir em Salto (SP) após um período de chuvas no estado de São Paulo, entre quinta (30) e sexta-feira (31), principalmente na região metropolitana de São Paulo. Segundo os funcionários do complexo turístico da cidade, onde há uma queda d’água no rio, local muito visitado pela sua paisagem, o local teve que ser fechado neste sábado (1º) devido ao risco de inundação.

Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), a precipitação acumulada na cidade nesta quinta-feira foi de 55,6 milímetros. Na sexta-feira, o registro foi de 20,2 mm. A vazão de água no local estava em 477 metros cúbicos por segundo de manhã, mas durante a tarde quase dobrou, chegando a 708 m³/s. O complexo turístico é um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande.

O presidente do Complexo Turístico da Cachoeira, Carlinhos Paz, afirmou que o local precisou ser fechado a pedido da Defesa Civil do município a partir das 16h do sábado. A previsão é de que o espaço seja reaberto para visitação no domingo (2). O aumento no volume de água deve continuar com a abertura das comportas da represa na cidade como medida de precaução para evitar um colapso no sistema.

O grande volume de água no interior é reflexo das chuvas intensas na Grande São Paulo. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 24 horas até a manhã deste sábado, cidades da Região Metropolitana de São Paulo acumulavam de 55 mm a 95mm de chuva. Diversas cidades da região foram impactadas pela quantidade de chuva, obrigando o fechamento de atividades turísticas como o Complexo Turístico da Cachoeira em Salto.

Confira a lista de algumas cidades da Grande São Paulo e os volumes de chuva registrado em cada uma delas:
– Caieiras (Jardim Marcelino): 95mm
– Ferraz De Vasconcelos (Centro): 87mm
– Ferraz De Vasconcelos (Pres. Castello Branco): 81mm
– São Paulo (Cidade Tiradentes 2): 80mm
– Cabreúva (Centro): 79mm
– Franco Da Rocha (Parque Paulista): 78mm
– São Paulo (Jardim Guapira): 73mm
– Franco Da Rocha (Jardim Luciana): 72mm

Estas são apenas algumas das cidades que enfrentaram as fortes chuvas na região. Acompanhe mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí.

Mais lidas