A Câmara municipal de BH elege o vereador Juliano Lopes (Podemos) como novo presidente da Casa
As eleições ocorrem a cada dois anos e o número mínimo para uma chapa ser eleita é de 21 votos.
1 de 3 Vereador Professor Juliano Lopes (Podemos) — Foto: Abraão Bruck/ CMBH
Vereador Professor Juliano Lopes (Podemos) — Foto: Abraão Bruck/ DEBH
O vereador Juliano Lopes (Podemos) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (1º). Ele ficará no comando da Casa até o fim de 2026. O vereador Bruno Miranda (PDT) encabeçava a outra chapa.
Ao todo, foram 23 votos para a chapa 2 contra 18 para a chapa 1. O novo presidente da CMBH foi eleito vereador pela primeira vez em 2013. Lopes ocupou a vice-presidência da Casa de 2022 a 2024.
Quem é Fuad Noman, prefeito reeleito que toma posse em Belo Horizonte nesta quarta-feira
Por recomendação médica, prefeito reeleito de BH Fuad Noman vai tomar posse virtualmente
Homens, brancos, reeleitos: conheça a nova composição da Câmara Municipal de BH
A MESA DIRETORA SERÁ FORMADA POR:
Presidente: Juliano Lopes (Podemos)
Vice-presidente: Fernanda Pereira Altoé (Novo)
Segunda vice-presidente: Flávia Borja (PP)
Secretário-geral: Pablo Almeida (PL)
Primeiro secretário: Wagner Ferreira (PV)
Segundo secretário: Wanderley Porto (PRD)
SAIBA QUEM É O NOVO PRESIDENTE DA CMBH
Juliano Lopes Lobato nasceu em 1972 e sempre morou na Região do Barreiro. Formado em Educação Física, em licenciatura plena e bacharel, é pós-graduado em Gestão Pública de Projetos Sociais. É presidente da Comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) e é ex-árbitro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em 2007, criou o projeto Academia Móvel, que oferece aulas gratuitas de reforço muscular, alongamento e dança, em 10 espaços públicos da cidade, com orientação de profissionais especializados.
Eleito pela primeira vez em 2013, sempre trabalhou a favor da saúde, educação e esportes, além de incentivar a prática de atividades físicas. Reeleito com 9.328 votos para seu quarto mandato, Professor Juliano Lopes atua fiscalizando o funcionamento de equipamentos públicos e cobrando melhorias.
O parlamentar defende ainda a educação pública de qualidade. É autor ou coautor de mais de 180 projetos de lei que garantem os direitos dos belo-horizontinos. Ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal de 2022 a 2024.
Períodos de Mandatos: 2013 a 2016, 2017 a 2020 e 2021 a 2024
ELEIÇÃO DA MESA
A mesa diretora é formada por seis vereadores: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, primeiro secretário e segundo secretário. As eleições ocorrem a cada dois anos e a composição atende, quando possível, a participação proporcional dos partidos políticos representados na Casa.
Cabe à Mesa Diretora, aprovar proposta de orçamento anual da Câmara, emitir parecer sobre determinados projetos, como os que alteram regimento interno da Casa, autorizar o prefeito a se ausentar da cidade e aplicar penalidade a vereador.
COMPOSIÇÃO CMBH
2 de 3 Câmara Municipal de Belo Horizonte — Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
Câmara Municipal de Belo Horizonte — Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
Os 41 vereadores eleitos em Belo Horizonte em outubro de 2024 tomaram posse nesta quarta-feira (1º). A nova legislatura da Câmara Municipal é composta majoritariamente por homens e brancos, e os novatos são minoria.
O PL tem a maior bancada da Casa, com seis vereadores, seguido pelo PT, com quatro. Entre os vereadores eleitos, 12 são mulheres, o que corresponde a 29,2% do total. Mais de dois terços são homens.
A maioria dos parlamentares é branco (58,5%). Outros 26,8% são pardos, e 14,6%, pretos, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
POSSE PREFEITO
3 de 3 Prefeito reeleito Fuad Noman (PSD). — Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Prefeito reeleito Fuad Noman (PSD). — Foto: Rodrigo Clemente/PBH
O prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) e o vice dele, Álvaro Damião (União), tomaram posse em cerimônia na Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta quarta-feira (1º).
Com 53,73% dos votos válidos, Noman venceu o adversário Bruno Engler (PL) nas eleições de 2024 e segue à frente do Executivo municipal com o desafio de superar problemas, principalmente, nas áreas da saúde e da mobilidade urbana.