Jovem de 18 anos que tirou 980 na redação do Enem já tem livro publicado e é medalhista de olimpíadas escolares
Luísa Barbosa, de 18 anos, é de Itapetininga (SP) e pretende usar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vaga em direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Estudante e escritora de Itapetininga (SP) alcança nota 980 no Enem de 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Luísa Barbosa
Desde a madrugada de domingo (12), em Itapetininga (SP), a estudante Luísa Barbosa, de 18 anos, estava com o site que divulgaria os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aberto. Mas foi somente na manhã de segunda-feira (13) que ela viu sua nota 980 na redação e se surpreendeu com o resultado.
Além de estudante, a jovem é escritora, tem um livro publicado e também é medalhista de olimpíadas escolares.
> “Minhas expectativas eram altas e, sim, eu me cobrava bastante, sempre achei que, como escritora, era quase como uma responsabilidade tirar uma nota boa. A gente mesmo se sabota, né? Achando que não consegue… Mas foi incrível, fiquei muito feliz”, conta.
Estudante de Itapetininga tirou nota 980 na redação do Enem — Foto: Arquivo pessoal/Luisa Barbosa
Luísa já havia feito o exame como treineira em outras edições, mas, para esta, além de toda a preparação que já vinha fazendo, uma semana antes da prova, ela estudou repertórios de sociologia, filosofia e como as redações nota mil eram feitas.
Segundo a estudante, a nota será usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para uma vaga em direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
> “Eu amo minha parte de escrita, mesmo às vezes me sentindo insegura. Eu acho que é a parte que mais me orgulho e mostrar isso para o mundo foi espetacular. Fiquei muito feliz em mostrar o que sinto e observo.”
Em 2023, Luísa ganhou pela escola medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Geopolítica (OBGP), bronze na Olímpiada de História do Arandu e menção honrosa de Melhor Documento de Posicionamento Oficial da última simulação de conferência da ONU.
Luísa também ganhou outras premiações na escola onde estuda em Itapetininga (SP) — Foto: Arquivo pessoal/Luísa Barbosa
A escrita faz parte da vida de Luísa desde a infância, quando ela percebeu que gostava disso e começou a escrever, por meio da poesia, suas emoções e pensamentos. Aos poucos, a estudante desenvolveu um estilo próprio de escrita.
“Quando eu escrevo, preciso me conectar. A escrita é um refúgio. Eu consigo me expressar, e ela me proporciona coisas incríveis, não consigo ficar sem escrever.”
Luísa publicou o livro “O Eclipse Deixado por Ti” em 2022. A história surgiu em sua cabeça durante um período conturbado.
Na história, a autora utiliza os astros como metáfora para explicar o fim de uma paixão proibida, e relata os sentimentos mais profundos que uma pessoa pode sentir ao deixar alguém que ama e que não corresponde aos seus sentimentos com a mesma intensidade.
Luísa Barbosa, de 18 anos, publicou um livro de romance em 2022 — Foto: Arquivo pessoal/Luísa Barbosa
O Enem 2024 teve o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes chegaram à nota máxima.
Sabrina Ayumi Alves foi a única candidata de São Paulo a tirar mil no Enem de 2024. Essa também foi a primeira vez que ela prestou o exame aos 18 anos, mas a estudante já fez a prova como treineira no 1º e 2º anos do ensino médio.
O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação.
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no de Itapetininga e Região