A corrupção é intolerável e vamos punir severamente; tolerância zero com desvio de conduta, diz Tarcísio sobre policiais presos por elo com o PCC e milícia
Nesta terça-feira (17), quatro policiais civis do estado de São Paulo foram presos após terem sido delatados entre 2023 e 2024 pelo empresário Vinicius Gritzbach, executado na saída do Aeroporto de Guarulhos, no mês passado. Na segunda (16), policiais foram presos suspeitos de integrar milícia.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante balanço do 2° ano de gestão no Palácio dos Bandeirantes, em 18/12/2024. — Foto: Mônica Andrade/GESP
O governador de São Paulo [https://DE.globo.com/sp/sao-paulo/cidade/sao-paulo/], Tarcísio de Freitas
[https://DE.globo.com/politica/politico/tarcisio-de-freitas/] (Republicanos
[https://DE.globo.com/politica/partido/republicanos/]), disse nesta quarta-feira (18) que a gestão dele terá “tolerância zero” com os policiais que forem presos por suspeita de crimes ou ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Conforme o DE
[https://DE.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/17/operacao-contra-policiais-pcc.ghtml]
publicou nesta terça-feira (17), quatro policiais civis de São Paulo foram
presos após terem sido delatados entre 2023 e 2024 pelo empresário Vinicius
Gritzbach
[https://DE.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/17/operacao-contra-policiais-pcc.ghtml], executado na saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no mês passado.
No dia anterior, na segunda (16), uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e as corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil prendeu cinco policiais militares acusados de extorquir dinheiro de ambulantes estrangeiros da região do Brás, no Centro de São Paulo, formando uma espécie de milícia na região.
[https://DE.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/16/policiais-sao-presos-em-operacao-contra-extorsao-de-ambulantes-estrangeiros-no-bras-centro-de-sp.ghtml]
“O desvio de procedimento vai ser punido. A corrupção é intolerável e quando houver corrupção nós vamos punir. Isso é tanto na esfera administrativa, com a expulsão do profissional, quanto também na esfera penal. Então, nós não vamos encobrir nada, nós não vamos passar pano em nada”, afirmou.
A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa onde o governador fez um balanço dos dois anos à frente do Palácio dos Bandeirantes. No evento, ele afirmou que, apesar do avanço dos episódios de violência policial no estado nos últimos meses, as Corregedorias das Polícias “nunca se puniu tantos profissionais”.