Fila por cirurgia no joelho tem espera de sete meses em Piracicaba; entenda motivos
Em 5 de dezembro, havia 165 pacientes aguardando o procedimentos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que diz que tem buscado recursos para acabar com o gargalo.
Piracicaba tem fila para cirurgia do joelho — Foto: Krakenimages/Freepic
A fila por cirurgia no joelho na rede pública municipal de Piracicaba (SP) tem uma espera de sete meses atualmente. No dia 5 de dezembro, havia 165 pacientes aguardando o procedimento.
As informações são da Secretaria Municipal de Saúde e foram enviadas à Câmara em resposta a um requerimento.
A pasta apontou os seguintes motivos para a existência do gargalo:
– Aumento na quantidade de pacientes com a necessidade da cirurgia;
– Vagas não ofertadas pelo Hospital Regional de Piracicaba;
– Santa Casa oferta à prefeitura a estrutura prevista em contrato para atendimento, mas não tem conseguido absorver a demanda existente, gerando o tempo de espera.
Prefeitura tem contrato com a Santa Casa de Piracicaba para realização de cirurgias — Foto: Júlia Heloisa Silva/g1 Piracicaba
Busca de Recursos
A secretaria acrescentou que há médicos para a realização das cirurgias e detalhou que os contratos que firma para atender a demanda são por número de procedimentos e capacidade instalada da contratada.
Afirmou, ainda, que tem buscado recursos para acabar com o gargalo. “A Secretaria Municipal de Saúde não tem poupado esforços em busca de recursos, não só em nossa região de saúde, bem como em outros Departamentos Regionais de Saúde – DRS [para normalizar a situação]”, completou.
De acordo com a administração municipal, os pacientes que aguardam por procedimentos eletivos continuam em acompanhamento, caso haja necessidade, junto ao médico solicitante.
O DE pediu mais detalhes sobre o que tem sido feito para zerar a fila de espera à prefeitura e Santa Casa. Também questionou o Hospital Regional se há intenção de passar a oferecer o procedimento. No entanto, não houve retornos até a última atualização desta reportagem.