Discurso de posse de Eduardo Paes como prefeito do Rio de Janeiro: confira!

Leia o discurso de posse de Eduardo Paes, que iniciou seu 4º mandato como prefeito do Rio de Janeiro. Cerimônia emocionante na Cinelândia, Centro da cidade.

Leia o discurso de posse de Eduardo Paes

Prefeito iniciou seu 4º mandato nesta quarta-feira (1º).

Eduardo Paes (PSD) tomou posse nesta quarta-feira (1º) como prefeito do Rio de Janeiro, para um 4º mandato. A cerimônia foi na Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no Centro da cidade.

Leia o discurso.

> Primeiramente, é tetra.

Eu gostaria de começar agradecendo a todos que fizeram parte da minha trajetória política, em especial aqueles que caminharam ao meu lado ao longo de todos os anos em que fui prefeito do Rio de Janeiro. Sei das renúncias e sacrifícios que todos tiveram que fazer. Sou muito grato pelo apoio nas horas difíceis e pelas alegrias e conquistas que compartilhamos na construção de uma cidade melhor para todos os cariocas.

Gostaria de agradecer a Deus e, sobretudo, à minha família. A meu pai, Valmar, que me fe fez o homem que sou. Gostaria que ele estivesse aqui para presenciar esse momento. À minha mãe, Consuelo, minha eterna fonte de cuidado e amor incondicional. À Criss, meu amor e mulher da minha vida, minha companheira leal, minha força e minha bússola. Sem você, nada disso seria possível. E a meus filhos, Bernardo e Isabela. Vocês são minha razão de viver, minha maior vitória e alegria.

Este é um momento em que meu coração é tomado de imensa felicidade e orgulho por estar me tornando o prefeito mais longevo da história dessa cidade. Me sinto honrado, mas recebo essa tarefa com profunda humildade. Porque se o tempo é o pai da experiência, devo governar com mais sabedoria e serenidade. Consciente de que tamanha confiança em mim depositada deve se refletir no compromisso vital que reassumo com o povo da minha cidade.

Como já disse outras vezes, não vejo este como um 4º mandato, mas como um novo governo. Em meu vice, Eduardo Cavaliere, que até já fez 30 anos, vejo a síntese da renovação e da continuidade. Tê-lo ao meu lado é ver materializado o compromisso que assumi há alguns anos de formar novos quadros e lideranças para a política fluminense. Governos, como organismos, precisam se renovar e se adaptar aos novos tempos. Nesse governo daremos continuidade às políticas públicas exitosas da última gestão, mas seguiremos imbuídos de um espírito inovador e transformador. Sempre tendo em vista a sustentabilidade da cidade no longo prazo e seu desenvolvimento de forma estrutural, inclusiva e resiliente.

Os cidadãos não querem mais pagar o preço da pequena disputa política. Nossa vitória foi a vitória de uma frente ampla, que coloca o cidadão acima de qualquer disputa ideológica. Precisamos de união e da produção de consensos. É isso que foi alcançado de forma exemplar ao longo dos últimos 4 anos nesta Casa. Nada do que fizemos seria possível sem o trabalho incansável dos vereadores sob a liderança do Presidente Caiado, homem de valor e fibra, que conduziu as discussões na Câmara sempre visando o interesse público e a urgência das demandas da população. Desde a aprovação do Plano Diretor até a viabilização dos investimentos e melhorias do BRT, contamos com a compreensão, com as contribuições e com o apoio de nossos vereadores e vereadoras. Registro aqui meu agradecimento e peço uma salva de palmas para o parlamento carioca. Desejo que juntos possamos realizar ainda mais nesta nova legislatura.

A gente esquece com facilidade, mas queria convidar todos a lembrarem onde estávamos há 4 anos. Quando assumi a gestão, a cidade enfrentava enormes dificuldades. Mas, juntos, conseguimos superar a maioria delas. No combate à Covid-19, fomos pioneiros. Líderes nacionais na aplicação da vacina, fizemos tudo em tempo recorde, salvando vidas e devolvendo a esperança, a liberdade e o espaço público aos cariocas.