Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo 2026: confira os grupos
O sorteio da Fifa definiu a divisão das 54 seleções em 12 grupos de quatro ou cinco equipes, em que apenas o melhor desempenho de cada conjunto se classifica diretamente para o torneio mundial. A Gringolândia aponta os favoritos para o mata-mata da Liga das Nações.
A Fifa realizou o sorteio das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo 2026 nesta sexta-feira. As 54 seleções da UEFA foram divididas em 12 grupos de quatro ou cinco equipes. Itália, Portugal, Dinamarca, Espanha, Holanda, Croácia e França são cabeças de chave, mas aguardam os resultados das quartas de final da Liga das Nações para conhecerem os adversários.
O torneio europeu entre seleções foi determinante no sorteio das eliminatórias. Além das seleções que buscam a vaga nas semifinais da Liga das Nações em março, Áustria, Bélgica, Inglaterra e Suíça foram cabeças de chave, baseadas nas colocações no ranking da Fifa. Além disso, os grupos de A a F são formados pelas 34 seleções que tiveram o melhor desempenho na Liga das Nações, com quatro integrantes cada, enquanto de G a L ficaram com cinco equipes.
O aumento no número de seleções que vão participar da Copa de 2026 mudou o regulamento das etapas classificatórias da Europa. Agora, apenas o melhor país de cada grupo garante vaga direta para a competição. Os segundos colocados precisarão disputar os playoffs para tentar garantir um lugar.
O sorteio europeu considerou contextos geopolíticos e climáticos para realizar a divisão dos grupos. Países com históricos políticos sensíveis não podem ficar no mesmo conjunto, assim como locais com inverno rigoroso. O critério também vale para áreas que possuem desafios climáticos semelhantes.
Com o cenário definido, os fãs de futebol já podem acompanhar de perto a disputa acirrada entre as seleções europeias em busca de uma vaga na Copa do Mundo 2026. Os jogos prometem emoção e competitividade em cada rodada das eliminatórias.