As vendas de Natal devem aumentar 10% em Mogi das Cruzes neste ano, conforme aponta a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). O mês de dezembro é marcado pela correria dos preparativos para as celebrações em família, amigo secreto, festas de encerramento de atividades em empresas e cursos, além da decoração natalina. Com a chegada dessa época festiva, os consumidores estão mais propensos a investir em itens como decorações de Natal, roupas, doces e presentes, movimentando o comércio local.
A expectativa da ACMC é que as compras cresçam até 10% em comparação com o ano anterior. O pagamento da segunda parcela do 13º salário é um dos fatores que impulsionam o aumento nas vendas, já que motiva os consumidores a irem às compras. Com o aquecimento do movimento nas lojas, espera-se um crescimento expressivo nas vendas em setores como vestuário, calçados, perfumaria, brinquedos, eletroeletrônicos, supermercados, bares e restaurantes.
A procura por itens natalinos começou ainda em outubro, mas é na última semana antes do Natal que a “onda” de pedidos se intensifica. Com a demanda aquecida, empreendedores como a confeiteira Giovanna Mansi se preparam para atender todas as encomendas. O catálogo de produtos diversificados, aliado à divulgação nas redes sociais, contribui para impulsionar as vendas. Os doces temáticos, como brownies e “gingerbreads”, são os preferidos dos clientes para presentear e degustar na ceia natalina.
Além dos doces, a decoração natalina também tem grande destaque nas compras de Natal. Djalma Ribeiro Fialho, proprietário de uma loja de decorações em Mogi das Cruzes, relata o aumento da movimentação dos consumidores em busca de itens para decorar suas casas para a ceia de Natal. O empreendedor, que investe em divulgação nas redes sociais, destaca a preparação especial da loja para receber os clientes nesse período festivo.
Xavier Vasconcelos, gerente de uma loja de roupas no Centro de Mogi das Cruzes, observa o aumento da movimentação dos clientes desde o início do mês, com pessoas adiantando as compras de Natal e pesquisando valores. Com uma variedade de peças masculinas, femininas e acessórios, a loja se prepara para uma alta demanda na semana que antecede o Natal, com a expectativa de superar as vendas do ano passado. A proximidade da data festiva é o momento-chave para o aquecimento do comércio varejista local.