Tempestades deixam pelo menos 20 famílias desalojadas durante o período chuvoso no Sul de Minas
Só em Areado, segundo a prefeitura, são cerca de 15 famílias; em Machado, outras cinco ficaram desalojadas após chuva de domingo.
As chuvas que caíram nos últimos dias no Sul de Minas já deixaram pelo menos 20 famílias desalojadas em duas cidades do Sul de Minas. Areado e Machado são por enquanto as mais prejudicadas.
📲 Participe do canal do DE Sul de Minas no WhatsApp
Em Areado, desde o dia 30 de dezembro, pelo menos mil imóveis foram afetados pela chuva e cerca de 15 famílias estão desalojadas.
Durante as chuvas, ruas ficaram alagadas e um carro chegou a ficar ilhado no meio da enxurrada. Na zona rural, árvores caíram.
A prefeitura protocolou no sistema da Defesa Civil um pedido de ajuda para custear o prejuízo.
“A gente está começando a fazer uma limpeza em bueiros, que é onde acarreta esses problemas de volume de água que acaba derrubando muros, como foi um exemplo. A gente está tentando limpar os bueiros, limpar a zona rural e a urbana, poder tentar minimizar esse desastre natural que é essa chuva em intensa. Está com uma equipe, com uma reta escavadeira e caminhões, recolhendo todas as telhas que foram, que teve seus telhados danificados pela cidade pela chuva de granizo também e a gente vai poder ajudar também procurando ação social, deixando seu cadastro para a gente poder ajudar toda essa população afetada”, disse o secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil de Areado, Leonardo Gonçalves Gomes.
A Administração Municipal também publicou um decreto de emergência. No texto é destacado que considerando a tempestade com o granizo na cidade, com duração de aproximadamente uma hora, a administração autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem na reabilitação do cenário e reconstrução.
“Ele foi feito para a gente poder pedir também recursos junto à Defesa Civil do Estado, que lá é onde tem um sistema que está disponível para custear esses desastres naturais que tem, que ocorreu com a chuva”, completou o secretário.
Em Machado, pelo menos cinco famílias ficaram desalojadas e 20 casas foram atingidas após a chuva que caiu na tarde deste domingo (12). A tempestade provocou estragos e alagamentos em diversos bairros da cidade.
Segundo informações da Defesa Civil para a EPTV, Afiliada Globo, a chuva começou por volta de 18h e em meia hora causou alagamentos nos bairros Bom Recato, Ouro Verde, Santo Antônio, Vila Formosa e Chamonix. A tempestade também derrubou sete árvores, sendo quatro na cidade e três na zona rural.
Pelo menos 20 casas foram atingidas e cinco famílias ficaram desalojadas. Os moradores que precisaram sair de suas moradias foram encaminhados para a casa de familiares.
Das cinco famílias desalojadas em Machado, apenas uma vai continuar fora de casa. Segundo a Defesa Civil de Machado, se voltar a chover forte, a casa pode ser atingida novamente pela água que desce da BR-267. A prefeitura informou que avalia o que será feito para evitar que o problema volte a se repetir.
Veja mais notícias da região no DE Sul de Minas.