Chuva em MG deixa moradores de Dom Silvério com prejuízos e solidariedade

Moradores de Dom Silvério, MG, relatam prejuízos após temporal: 'Água subiu muito rápido'. Chuva destruiu pontes e inundou casas. Solidariedade ameniza os danos.

Moradores da DE destruída por chuva em MG relatam prejuízos: ‘Água subiu muito rápido’

Temporal deixou Dom Silvério, na Zona da Mata Mineira, debaixo d’água, nesta terça-feira (7). Vídeo registrou queda de uma das nove pontes que foram destruídas.

O temporal que deixou um rastro de destruição em Dom Silvério, na Zona da Mata, neste terça-feira (7), causou também perdas e prejuízos para famílias da cidade.

O aposentado Roni de Castro passou o dia separando o que dá para recuperar e o que não tem mais conserto. Água e lama invadiram a casa dele e destruíram computador, TV, roupas e outros bens.

>”A água subiu muito rápido, sem esperar. Subiu quase 80 centímetros aqui, nivelando com o córrego, e aí o aperto veio, né? Primeiro, é salvar a gente. Móveis, outras coisas, não importa. Compra outro, arruma. […] O que vai fazer? Nada. Eu não vou brigar contra a natureza”, lamentou.

Segundo Castro, esta é a segunda chuva a provocar prejuízos. O conforto é poder contar com a solidariedade de amigos, vizinhos e até desconhecidos.

>”Ontem tinha mais de 30 pessoas aqui ajudando a limpar. […] Muitas casas ficaram na situação que essa casa minha ficou. É muito bom saber que você tem amigos”, disse.

A aposentada Maria Freitas não estava em casa no momento da tempestade. Nesta quarta-feira (8), ela se dedicou a limpeza e contagem de prejuízos.

>”Quando eu entrei em casa e vi cadeiras e geladeira boiando, cadeira da copa no portão da garagem, assustei muito”, contou.

A água também invadiu a casa da comerciante Ana Célia Coura. Ela perdeu móveis, como cama, sofá e guarda-roupas.

>”Na hora que você chega e vê a casa cheia [de água], é triste. […] Com certeza, nós vamos conseguir [recuperar]. Já conseguimos uma vez. Deus é maior, temos fé”, disse.

A tempestade desta terça-feira (7) derrubou nove pontes – três na área urbana e seis na zona rural – de Dom Silvério e deixou a cidade, de pouco mais de 5,2 mil habitantes, no escuro. Imagens registraram o momento em que uma ponte cedeu.

De acordo com a Defesa Civil, o nível das águas do córrego do Mingau, que atravessa o bairro Campestre, subiu três metros. Diversas lojas e casas foram inundadas no Centro, onde pessoas ficaram ilhadas. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves também foi atingida.

Segundo a Prefeitura de Dom Silvério, o número de desalojados e desabrigados ainda está sendo contabilizado.