Caso de antidoping de Gabigol completa um ano: futuro no Flamengo incerto

O caso de antidoping de Gabigol completa um ano e ainda aguarda julgamento. Atacante está a caminho do Cruzeiro e aguarda decisão do CAS. Saiba mais!

O caso de antidoping de Gabigol no Flamengo completa um ano, e o processo ainda está em andamento. Até a primeira quinzena de fevereiro de 2025, não há marcação de uma data para o julgamento do jogador. Gabigol, que está a caminho do Cruzeiro na próxima temporada, teve um discurso emocionado no vestiário ao se despedir do elenco do Flamengo.

Em março de 2024, o atacante do DE pegou dois anos de suspensão por tentativa de fraude no exame antidoping, mas atua sob efeito suspensivo desde 30 de abril. O julgamento do mérito está aguardando decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Inicialmente marcado para junho, o julgamento de Gabigol foi adiado pelo CAS para atender a um pedido da União.

Em julho, o CAS decidiu impugnar o painel que concedeu o efeito suspensivo a Gabigol, mantendo a decisão que libera o jogador para atuar enquanto aguarda o julgamento. O processo sofreu uma anulação parcial, alterando o painel de árbitros. Agora, o CAS e a União terão que nomear novos árbitros para julgar o mérito do caso.

O governo brasileiro solicitou a anulação do processo, alegando falta de notificação e ausência na escolha dos árbitros. Até o momento, Gabigol está liberado para jogar e segue aguardando o julgamento no CAS. O jogador deixará o DE e se tornará reforço do Cruzeiro nos primeiros dias de janeiro, já que optou por não renovar seu contrato com o clube.

O caso de Gabigol envolveu acusações de dificultar a realização do antidoping, tendo sido denunciado por tentativa de fraude. Mesmo com resultados negativos nos exames, sua conduta foi questionada pelas autoridades de controle de dopagem. O jogador respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

O processo de Gabigol teve início em abril de 2023, quando o atacante teria desrespeitado as instruções dos oficiais de coleta durante o exame antidoping. O caso foi protocolado em dezembro de 2023, resultando na suspensão do jogador em março de 2024. Desde então, Gabigol aguarda o desfecho do julgamento no CAS para definir seu futuro no futebol.

Apesar das reviravoltas no caso de Gabigol, o jogador continua ativo e livre para atuar enquanto seu processo não é conclusivo. A expectativa é que, nos próximos meses, o CAS defina uma data para o julgamento do mérito e uma decisão final sobre o caso de antidoping. Enquanto isso, Gabigol se prepara para uma nova etapa em sua carreira.