Cafés especiais do Sul de Minas são premiados em concurso estadual de qualidade

Produtores de café especial do Sul de Minas são premiados em concurso estadual de qualidade. Café descascado e natural se destacam, ressaltando variedade e excelência.

Quatro produtores de café especial do Sul de Minas foram premiados em um concurso estadual de qualidade, onde cafeicultores de Dom Viçoso, Jacutinga e Lavras se destacaram. Os prêmios foram entregues na sede da Emater, em Belo Horizonte, para os participantes que obtiveram as maiores pontuações. Na categoria café descascado, o vencedor foi Joaquim Adolfo Pinto Noronha, de Dom Viçoso, com uma pontuação de 89,8 pontos. Outro produtor do município também foi premiado, ficando em terceiro lugar com uma pontuação de 82,2.

Já na categoria café natural, o café especial vencedor do Sul de Minas foi produzido por Rubens Correia da Cunha Júnior, de Jacutinga, com uma pontuação de 89,2. Além disso, o produtor de Lavras, André Luiz Vieira, conquistou o segundo lugar com uma pontuação de 87,9 pontos. Para ser considerado café especial, a bebida precisa atingir no mínimo 80 pontos em critérios como aroma, aspecto, uniformidade e corpo.

O concurso estadual premiou os vencedores em duas categorias: café natural e café descascado, ressaltando as diferentes técnicas de produção. O café natural passa por um processo mais tranquilo no terreiro, sendo secado ao sol e com menor intervenção nos processos, enquanto o café descascado sofre variações no processo de manuseio, influenciando na cor do café. Com 345 amostras enviadas pelo Sul de Minas, o concurso contou com participantes de várias regiões cafeicultoras de Minas Gerais.

A tutora do curso técnico em cafeicultura do Centro de Excelência, Beatriz de Souza Pereira, explicou as diferenças nos processos de produção dos cafés naturais e descascados. Segundo ela, o descascamento e variações no manejo do café descascado resultam em diferenças de cor, enquanto o natural, com um processo mais leve no terreiro e influenciado pelo clima, gera cafés com características distintas. Os produtores premiados do Sul de Minas demonstram a qualidade e variedade dos cafés especiais produzidos na região.

Portanto, a premiação dos cafeicultores do Sul de Minas em um concurso estadual destaca a excelência e diversidade dos cafés especiais cultivados na região. Com técnicas de produção diferenciadas e foco na qualidade do grão, os produtores se sobressaem em competições que valorizam a complexidade e singularidade dos cafés especiais. A participação e reconhecimento em concursos como esse contribuem para o fortalecimento da cafeicultura na região e consolidam a reputação dos cafés especiais sul-mineiros no mercado nacional.