Avaí apresenta Eduardo Brock e Robert Burbano, reforços do exterior: diferenças no futebol paraguaio e equatoriano

Avaí apresenta reforços Eduardo Brock e Robert Burbano, que comentam diferenças no futebol equatoriano e paraguaio. Saiba mais sobre as contratações.

Avaí apresenta Eduardo Brock e Robert Burbano, reforços que estavam no exterior

Jogadores comentam diferenças no futebol paraguaio e equatoriano

O Avaí apresentou, na manhã desta quinta-feira, dois reforços que atuaram no exterior na última temporada: Eduardo Brock e Robert Burbano.

Robert Burbano, equatoriano que é reforço no meio-campo do Avaí — Foto: Avaí F.C

Robert Burbano, equatoriano que é reforço no meio-campo do Avaí — Foto: Avaí F.C

+ Avaí 2025: veja contratações, quem fica e quem sai do clube

O meio-campista equatoriano Robert Burbano, de 29 anos, veio do Orense, do Equador, onde jogou por três temporadas. Com toda a carreira construída no país natal, o jogador já conquistou cinco títulos da primeira divisão.

— Creio que há muita diferença entre o futebol equatoriano e o brasileiro. Estou feliz por estar aqui, jogando na melhor liga do mundo. Estou me adaptando, pois o futebol aqui é um pouco mais rápido. Não estou encontrando dificuldades, mas minha adaptação está acontecendo aos poucos — afirmou Burbano.

Eduardo Brock é apresentado no Avaí — Foto: Avaí F.C

Eduardo Brock é apresentado no Avaí — Foto: Avaí F.C

+ Atacante do Avaí, Alef Manga mira clássico no Catarinense

O experiente zagueiro Eduardo Brock, por sua vez, atuava no Paraguai, defendendo o Cerro Porteño durante duas temporadas. No Brasil, ele foi campeão da Série B em 2022 pelo Cruzeiro e já trabalhou com o técnico Enderson Moreira no Ceará.

— Quando fui para o Paraguai, achei que não teria um processo de adaptação, muito pela cultura parecida, mas, na verdade, houve sim. Agora, retornando, acredito que não haverá dificuldades, principalmente porque passei grande parte da minha vida jogando aqui e gosto muito do estilo de jogo do Enderson. Se houver algum processo de adaptação, será pequeno e rápido.

O Avaí estreia no Campeonato Catarinense no dia 15 de janeiro, contra o Santa Catarina, diante de sua torcida, na Ressacada, às 20h30 (horário de Brasília).

— Não acho que o Avaí seja favorito. Isso é algo que a qualidade do time vai demonstrar ao longo dos jogos e do trabalho. Vejo um elenco muito qualificado e, com o tempo, as coisas vão se encaixando. Tenho certeza de que o Avaí chega forte e, como sempre, vai disputar o título. Mas falar de favoritismo neste momento não é adequado. O foco deve ser no trabalho e em traçar nossos objetivos ao longo do caminho — declarou Brock.

Eduardo Brock é apresentado no Avaí — Foto: Avaí F.C

O zagueiro, que desempenhou um papel de liderança no título da Série B pelo Cruzeiro, também comentou sobre a expectativa para o clássico da 4ª rodada do estadual, que não terá mais torcida única do Avaí.

— Ter as duas torcidas no estádio é algo que precisa voltar ao futebol. O futebol é lindo, mas precisa de respeito. Clássico é um jogo que todos querem disputar, e comigo não é diferente. Estou ansioso para estrear, mas antes disso temos etapas importantes de preparação. Particularmente, estou muito empolgado para voltar a jogar no Brasil, agora defendendo o Avaí.

Ainda nesta quinta-feira, durante a tarde, outros três reforços serão apresentados pelo Avaí: Cléber, Pedrão e Wanderson.