Rival do Fluminense no Mundial, Borussia Dortmund entra em crise no início de 2025. Após sofrer sua segunda derrota no ano, o técnico Nuri Sahin se mostrou “sem palavras” com a fase negativa do time alemão, enquanto um dirigente detonou o elenco após o revés. O placar de 4 a 2 contra o modesto Holstein Kiel, vice-lanterna do Campeonato Alemão, acendeu o alerta no atual vice-campeão europeu, que enfrentará o Flu na Copa do Mundo de Clubes, no meio do ano.
O jovem treinador Sahin, de 36 anos, assumiu a responsabilidade pela má fase do Borussia Dortmund após a partida de terça-feira. Em suas palavras: “Eu não posso me abster das críticas, mas a última pessoa com quem estou preocupado agora sou eu. Não é sobre mim, é sobre o Borussia Dortmund. Como o homem que está no comando, ainda não consegui fazer o time jogar da forma como eu quero”.
A derrota em questão teve um desfecho inusitado, com o goleiro Gregor Kobel indo à área adversária para tentar o gol de empate em um escanteio quando o time estava perdendo por 3 a 2. No entanto, o Holstein Kiel aproveitou o contra-ataque rápido e marcou o quarto gol nos acréscimos. A sequência de resultados negativos fez o Borussia Dortmund despencar para a nona colocação na Bundesliga, com 25 pontos, cinco atrás do G-4.
O CEO do clube, Lars Ricken, poupou Sahin de críticas e preferiu direcionar suas palavras para o elenco: “O futuro do treinador? Não precisamos começar esse debate. É obrigação do time jogar bem. Jogos assim são simplesmente constrangedores e vergonhosos. É indigna a forma como estamos representando as cores preta e amarela”. Apesar do desempenho ruim no Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund tem se saído melhor na Champions League, estando em nono lugar entre os 36 participantes, com 12 pontos.
O time visitará o Bologna na próxima terça-feira, com a chance de garantir a classificação para a próxima fase da competição. Além disso, o Borussia Dortmund é um dos dois clubes da Alemanha classificados para o Mundial de Clubes, ao lado do Bayern de Munique. A estreia da equipe de Nuri Sahin será contra o Fluminense, no dia 17 de junho, em Nova Jersey. Ulsan, da Coreia do Sul, e Mamelodi Sundowns, da África do Sul, completam o Grupo F no torneio.