Temporais no Norte e no Leste de MG deixam 12 mortos e mais de 1500 fora de casa
Em Ipatinga, a Defesa Civil interditou 105 imóveis e recebeu 535 chamados nos últimos dias, sendo 490 diretamente relacionados ao temporal. No Norte de Minas Gerais, pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas.
As fortes chuvas que atingiram Ipatinga neste fim de semana deixaram 130 pessoas desabrigadas e 400 desalojadas, segundo informações atualizadas pela Prefeitura nesta terça-feira (14). Dez pessoas morreram, cinco eram de uma mesma família.
A Defesa Civil interditou 105 imóveis e recebeu 535 chamados nos últimos dias, sendo 490 diretamente relacionados ao temporal.
De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, o município mapeou 99 áreas de risco e 920 pessoas estão atuando diretamente nos trabalhos de limpeza da cidade. As chuvas também causaram estragos no Norte de MG (veja abaixo na reportagem).
De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, somente no bairro Bethânia choveu 204 milímetros, durante oitos horas ininterruptas, o equivalente a 50% do esperado para todo o mês de janeiro. Na manhã dessa segunda-feira (13), o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi até a região do Vale do Aço para acompanhar o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das forças de segurança.
Defesa Civil monitora quase 100 pontos por ameaça de deslizamento em Ipatinga, MG
TEMPORAL DEIXOU RASTRO DE DESTRUIÇÃO
Deslizamento de terra deixa mortos em Ipatinga
O forte temporal que atingiu a região de Ipatinga na madrugada deste domingo (12) causou deslizamentos de terra em diferentes pontos da cidade. 11 pessoas morreram, 5 são da mesma família.
Entre os bairros mais atingidos estão Bethânia, Canaãzinho, Forquilha e Bom Jardim. Diversas ruas permanecem parcialmente interditadas, dificultando a mobilidade e os trabalhos de resgate.
A previsão de mais chuvas para os próximos dias aumenta o nível de alerta em toda a região, especialmente em áreas ribeirinhas e locais com histórico de alagamentos. As autoridades continuam orientando os moradores a deixarem áreas de risco e reforçaram o pedido para que doações de água, alimentos e itens de higiene sejam enviadas aos desabrigados.
As famílias desabrigadas estão sendo acolhidas no estádio Ipatingão, onde recebem apoio emergencial.
ESTRAGOS NO NORTE DE MG
As chuvas também causaram estragos e prejuízos no Norte de Minas Gerais. Em Juramento, o rio que passa pela cidade subiu, alagando ruas e imóveis.
Por conta da situação, alguns moradores precisaram subir nos telhados para ficarem em segurança. Conforme o Corpo de Bombeiros, entre os resgatados estavam uma mãe com um bebê, três pessoas com dificuldades de locomoção e quatro cachorros. Ao todo, 28 moradores precisaram da ajuda dos militares.
Em Espinosa, a chuva provocou alagamentos em vários pontos da cidade e deixou 260 famílias desalojadas. Ao todo, mais de mil pessoas precisaram sair de suas residências. Não houve registro de mortes.
Segundo os Bombeiros, em alguns imóveis, o nível da água chegou a 60 centímetros. A água também invadiu a ponte localizada na entrada da cidade.
Em Glaucilândia, um homem, de 30 anos, desapareceu enquanto andava de carro por uma ponte na zona rural. O corpo foi encontrado nesta segunda-feira (13).
Conforme o Corpo de Bombeiros, o automóvel foi localizado a 30 metros de onde ele teria caído, no Rio Verde Grande, durante o fim de semana.
O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para fazer as buscas por conta do grande volume de água. Os trabalhos estavam sendo feitos às margens do rio, por conta da impossibilidade e falta de segurança para os militares fazerem mergulho.