O vice-prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), assume interinamente a prefeitura da cidade por 15 dias devido à internação do prefeito reeleito, Fuad Noman (PSD), que está hospitalizado com pneumonia. Essa decisão foi tomada após exames identificarem a causa da insuficiência respiratória aguda de Fuad, que permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital, necessitando de sedação e ventilação mecânica. A licença de Fuad durará 15 dias, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.
Durante a posse realizada de forma virtual, o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, leu uma carta feita por Fuad. Esta é a quarta internação do prefeito desde o fim de novembro de 2024. Na última quarta-feira, Fuad tomou posse virtualmente por recomendação médica, visando evitar locais com grande concentração de pessoas devido à sua baixa imunidade. Ele apresentou dificuldades para falar durante o discurso de posse.
Fuad Noman enfrentou diversas internações recentemente, sendo a primeira delas em novembro de 2024 por dores nas pernas relacionadas ao tratamento de câncer. Em dezembro, Fuad foi internado duas vezes por pneumonia, sinusite, diarreia e desidratação, com um breve período de alta entre cada internação. Em julho do ano passado, Fuad foi diagnosticado com um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH) após exames de rotina.
O vice-prefeito Álvaro Damião, que assume interinamente a prefeitura de BH, é jornalista com mais de 30 anos de atuação na área. Nascido no bairro Concórdia, na Região Nordeste de Belo Horizonte, Álvaro Damião é conhecido por seus programas na TV Alterosa e na Rádio Itatiaia. Além disso, é fundador de uma entidade sem fins lucrativos que realiza atividades gratuitas para crianças, jovens e idosos.
Com Fuad Noman hospitalizado, Álvaro Damião assume a prefeitura de Belo Horizonte temporariamente. A situação de saúde do prefeito requer acompanhamento e tratamento adequado. Espera-se que Fuad se recupere para retomar suas funções na prefeitura da capital mineira. Álvaro Damião terá a responsabilidade de administrar a cidade nos próximos 15 dias, garantindo a continuidade dos serviços públicos e o bem-estar dos cidadãos.