Vasco encontrou alternativas inteligentes para contratar reforços sem poder investir. Tchê Tchê é o primeiro de quatro contratados sem custo. Saiba mais!

Vasco fatia direitos econômicos para contratar reforços de graça. Carille promete time organizado. Lucas Freitas, Fuzato e Tchê Tchê são os novos nomes.

Com pouco poder de investimento, o Vasco fatia direitos econômicos e encontra alternativa para contratar. Lucas Freitas, Daniel Fuzato e Lucas Oliveira chegarão de graça, mas acordo com o Vasco define que um pedaço dos direitos seguirá nas mãos de Palmeiras, Eibar e Cruzeiro, respectivamente. Fábio Carille manda recado para torcida do Vasco: “Esperem um time muito organizado”.

O Vasco até o momento não “cometeu loucuras” na busca por reforços, como Felipe Maestro havia prometido depois da vitória sobre o Cuiabá no último jogo do Brasileirão. Mesmo com o pouco poder de investimento, o clube tem acerto para a contratação de quatro jogadores nesta janela de transferências e segue no mercado com o objetivo de qualificar o elenco. A diretoria vascaína assinou acordos com Lucas Freitas, Tchê Tchê e Daniel Fuzato – e em breve vai fechar com Lucas Oliveira, zagueiro do Cruzeiro. Desses, três foram (ou estão sendo) contratados por meio de uma alternativa que o clube encontrou para compensar o baixo poder aquisitivo.

Os quatro reforços chegarão sem custos ao Vasco – ou seja, o clube carioca não pagou indenização aos ex-times. Nos casos de Lucas Freitas, Fuzato e Lucas Oliveira, um pedaço dos direitos econômicos seguirá nas mãos de Palmeiras, Eibar e Cruzeiro, respectivamente. Lucas Freitas – Vasco e Palmeiras ficarão com 50% dos direitos cada. Daniel Fuzato – 75% dos direitos serão do Vasco, e 25%, do Eibar. Lucas Oliveira – Vasco inicialmente fica com 70%, e o Cruzeiro, com 30%.

Tchê Tchê é o único dos reforços até o momento que terá 100% dos direitos adquiridos pelo Vasco. O volante, que não renovou no Botafogo, estava livre no mercado. Diferente dele, os outros jogadores ainda tinham contrato com seus clubes: Lucas Freitas e Lucas Oliveira tinham vínculo até dezembro de 2025, e Fuzato, até junho de 2026. No caso de Lucas Oliveira, o negócio foi interessante para o Cruzeiro porque o zagueiro não estava nos planos da comissão técnica de Fernando Diniz, e o clube, dessa forma, não precisará arcar com os custos de mais um ano de contrato. Lucas Freitas e Fuzato foram situações similares: o zagueiro não seria aproveitado no Palmeiras depois de ser emprestado ao Juventude em 2024, e o goleiro alternou entre titular e reserva da meta do Eibar na atual temporada.

Todos eles ainda são aguardados no Rio de Janeiro para se apresentarem no CT Moacyr Barbosa e realizar os exames médicos. Só depois dessa etapa é que o Vasco deve anunciá-los. O clube ainda não oficializou nenhuma contratação. O Vasco segue no mercado em busca de reforços, sobretudo um ponta e um zagueiro experiente para ser titular. Nesses casos, o clube entende que dificilmente conseguirá contratar jogadores do nível desejado sem que haja investimento. A diretoria tem negociações com Balbuena, ex-Corinthians, e recentemente consultou a situação de Maurício Lemos, ex-Atlético-MG. O elenco principal do Vasco se reapresenta na próxima segunda-feira, dia 6, para dar início à pré-temporada.