Artur Jorge rescinde com o Botafogo e negocia com Al-Rayyan: veja detalhes

Artur Jorge assina rescisão com Botafogo e pode ir para o Al-Rayyan; André Jardine favorito. Treinador conquistou Libertadores e Brasileiro em sua passagem.

Artur Jorge assina rescisão com o Botafogo e não é mais, oficialmente, técnico do time

Contratado em abril de 2024, o treinador português comandou o Botafogo em 55 jogos e conquistou a Conmebol Libertadores e o Brasileiro; destino deve ser o Al-Rayyan, do Catar

André Jardine é favorito para ser o novo treinador do Botafogo
[https://s03.video.glbimg.com/x240/13226946.jpg]

André Jardine é favorito para ser o novo treinador do Botafogo

Artur Jorge não é mais, oficialmente, técnico do Botafogo. O treinador português assinou a rescisão na noite desta sexta-feira (3). O distrato foi acordado por escrito nos últimos dias, com novos termos, e a saída oficial do técnico abre caminho para que ele assine com o Al-Rayyan, do Catar, com o qual tem um acordo desde o fim do ano passado.

O staff de Artur Jorge diz que o acerto com o Al-Rayyan ainda não foi sacramentado. O próprio treinador disse, em entrevista ao site Mais Futebol, de Portugal, que recebeu sondagens de equipes brasileiras, portuguesas e do Oriente Médio. Mas passou a virada de ano com a família em Doha, a convite do Al-Rayyan, que desponta mesmo como seu futuro clube.

Contratado em abril de 2024, Artur Jorge comandou o Botafogo em 55 jogos. Foram 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas, com dois títulos conquistados: a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

1 de 1 Artur Jorge chega ao Monumental para a final da Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo — Foto: Divulgação/Botafogo

Artur Jorge chega ao Monumental para a final da Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo — Foto: Divulgação/Botafogo

A RESCISÃO

A rescisão assinada nesta sexta-feira pressupôs um modelo de acordo direto entre o Botafogo e o treinador. A proposta do Alvinegro foi que o valor dos bônus que o clube precisaria pagar ao treinador seja, na verdade, liquidado pelo Al-Rayyan. Assim, o clube não Catar não precisa arcar com a multa devida aos cariocas.

De acordo com os cálculos do Botafogo, o valor que o treinador receberia pelas conquistas em 2024 seria de 3,1 milhões de euros (cerca de R$ 19,6 milhões na cotação atual). O montante inclui bônus individual, coletivo, proporcional de salário, férias e 13º.

Pela quebra de contrato antecipada do treinador, o Alvinegro teria que receber 3 milhões de euros (R$ 19,1 milhões). Como o valor é praticamente o mesmo – entre o devido pelo Botafogo por bônus e o que deveria ser pago pelo Al-Rayyan pela multa rescisória -, o acerto é para que o técnico “abra mão” de receber do Alvinegro e esse valor seja liquidado pelos cataris.

Nesse caso, não há necessidade de recebimento de nenhum pagamento ao Botafogo, somente o acerto financeiro direto com o Artur Jorge.