Helinho toma posse como prefeito de Piracicaba, promete ações para acabar com a falta d’água e anuncia reformas administrativas. Novo chefe do Executivo informou que reformas se referem, principalmente, à mudança na estrutura de cargos do Semae e que enviará dois projetos em caráter de urgência à Câmara.
Helinho Zanatta (PSD) tomou posse como prefeito de Piracicaba (SP) na manhã desta quarta-feira (1º), junto com o vice Dr. Pacheco (União) e os 23 vereadores da nova legislatura. Durante discurso na solenidade, Helinho prometeu ações para acabar com a falta d’água e anunciou reformas administrativas envolvendo, principalmente, mudança na estrutura de cargos do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
Segundo ele, todo o processo será realizado de maneira transparente e a primeira medida será o envio de dois projetos em regime de urgência para a Câmara. O prefeito afirmou que por 40 dias a equipe de transição trabalhou na elaboração das propostas de reformas. Ele não deu mais detalhes sobre esses projetos durante o discurso.
Vereador mais votado nas últimas eleições, Dr Ary Pedroso (PL) presidiu a solenidade de posse. Já o secretário da sessão foi Paulo Henrique (REP), parlamentar com mais legislatura e mais idade dentro desse quesito. Em seu discurso, Ary também elencou abastecimento de água como principalmente desafio. E citou, ainda, a saúde.
Durante a cerimônia, os eleitos realizaram juramento de compromisso com a lei durante o mandato e assinaram os termos de posse. Após a solenidade de posse, uma reunião especial foi convocada para definição da mesa diretora da Câmara, que é composta pelo presidente, vice-presidente e secretários. Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Eles podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas, têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.
Helinho Zanatta é empresário do agronegócio. Nascido em Piracicaba, é filho de agricultores. Foi prefeito de Charqueada por dois mandatos (2001-2008). Depois, se candidatou a prefeito de São Pedro, exercendo o cargo por dois mandatos (2013-2020). Em 2022, foi eleito deputado estadual com 77.550 votos. Dr. Sérgio Pacheco é médico formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2003, com especialização em Cardiologia, Terapia Intensiva e Medicina de Trânsito. Já atuou como médico, coordenador, diretor técnico e preceptor em hospitais da região e São Paulo (SP).
Os vereadores têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município. Eles também podem propor leis e políticas públicas, trabalhando em conjunto com o prefeito para atender às necessidades da população.
Por fim, a democracia municipal se fortalece através do trabalho conjunto entre prefeito e vereadores, que representam e atuam em prol da comunidade de Piracicaba. Os desafios da administração pública são grandes, mas com transparência, diálogo e comprometimento, é possível alcançar melhorias significativas para a cidade e seus cidadãos.