Eventos Culturais em Campinas (SP) 2024: Shows, Rodeio e Mais

Relembre os eventos culturais de 2024 na região de Campinas: rodeio, shows de rock e cenários de filme em destaque. Confira os destaques e entrevistas exclusivas!

Rodeio, shows de rock, cenário de filme: relembre os eventos culturais na região em 2024

Retrospectiva do DE Campinas mostra shows, entrevistas e histórias marcantes na cultura que chamaram a atenção neste ano.

O ano de 2024 foi repleto de shows, eventos, entrevistas exclusivas e histórias que marcaram a cultura na região de Campinas (SP). Entre os destaques, tem restaurante que virou cenário de filme, cobertura de alguns dos maiores rodeios do Brasil com atração internacional e casos de repercussão nacional, como a participação de Zezé di Camargo no show de Gusttavo Lima – que rendeu cantos desafinados e um pedido de desculpas – hamburgueria temática e um concurso musical que revelou um talento do pop rock.

DE separou as reportagens que mostram estes destaques e muitos outros do universo cultural da região neste ano. Confira abaixo.

Bar de Campinas vira cenário de filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat; confira. Em abril deste ano, o filme “Evidências do Amor”, estrelado por Sandy e Fábio Porchat, estreou nas telonas do cinema. E teve bar de Campinas participando como cenário do filme. O DE conversou com Vitor Pontes, da área de gestão e marketing do estabelecimento, que contou detalhes sobre a preparação e bastidores da gravação. Segundo ele, alguns funcionários chegaram a atuar como figurantes.

A banda Freon Rock venceu o concurso ‘ÉPra Cantar’, da EPTV, para revelar um talento do pop rock. O grupo alcançou 31,89% dos votos, na votação feita no DE. A banda de São Carlos se apresentou no festival João Rock, em Ribeirão Preto, no dia 8 de junho, como prêmio. O grupo estava separado há 13 anos e o concurso incentivou a volta do grupo. A canção autoral “Destino” foi composta por Diego Mazzú e Leandro Rosa, e nasceu de um questionamento: existe destino traçado? A letra deixa em aberto esse questionamento para uma reflexão de pontos de vistas diferentes.

Dois amigos, moradores de Campinas, prepararam uma decoração sombria e detalhada para o Halloween deste ano. A casa, no Jardim Chapadão, se tornou um ponto de destaque por quem passava por ela. Um dos criadores da decoração, Sidney Mazzega, contou que a brincadeira de decorar o imóvel pro Halloween começou há seis anos e que o investimento já chegou a R$ 50 mil reais. Além da decoração para o Dia das Bruxas, que conta com animatrônicos, freiras assustadoras, bruxas, caixões falsos, os amigos fazem uma festa de Halloween que, neste ano, teve a presença de cerca de 100 pessoas nos nove cômodos decorados.

O bairro Cambuí, em Campinas, inspirou Maurício de Sousa a criar o cenário para os personagens da Turma da Mônica. O DE conversou com o cartunista em maio deste ano, quando a publicação da primeira revista da Turma da Mônica fez 54 anos. Maurício contou que o bairro foi sua inspiração, porque na década de 1970 morou com a família no Cambuí. Através de fotos, o DE trouxe o antes e depois do bairro para a reportagem a fim de mostrar o que mudou e o que permaneceu igual após 50 anos.

Em Paulínia (SP), uma hamburgueria chamou a atenção. Lucian Soares, fã do cantor Gusttavo Lima desde 2009, transformou sua paixão em negócio. O chef parrileiro criou o espaço “Embaixador House”, inspirado no cantor, com o cardápio de lanches que levam o nome das músicas de maior sucesso de Gusttavo Lima, como ‘Ai bb’ e ‘Zé da Recaída’. DE destacou a história por trás desse empreendimento inovador e com uma proposta única na região.

Na reportagem publicada em abril pelo DE, o estilo de corte “Boquinha de anjo” teve a história contada por Genilson Souza Urcino, gerente de uma das unidades de bar. E o projeto da Câmara de tornar o lanche símbolo gastronômico e cultural de Campinas foi aprovado no dia 2 de setembro pelos vereadores. O texto seguiu ao Executivo para sanção ou veto do prefeito. A tradição do corte de lanche “Boquinha de Anjo” criado na década de 1960 pode se tornar um dos patrimônios culturais da cidade.

Como era a cidade de Campinas no século XIX? Essa foi a pergunta que a reportagem publicada pelo DE em julho deste ano, em comemoração ao 250 anos da metrópole, tentou responder. Através de um professor de Inteligência Artificial (IA), um historiador e uma urbanista, imagens foram produzidas por IA para representar como seria a capela onde foi realizada a primeira missa em Campinas, por exemplo. Salvador Caruso retratou a primeira missa de Campinas em 1774, quadro de 1946, e agora, a IA recria esses locais do passado que não deixaram registro fotográfico.

A 35ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival aconteceu em setembro e teve momentos marcantes que ganharam repercussão. DE destacou as apresentações de artistas como Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó, Fernando e Sorocaba, e a participação surpresa de Dustin Lynch, astro do country. O festival reuniu um público diversificado e contou com shows potentes que envolveram o público com sucessos da música sertaneja e internacional. O evento foi uma celebração à música e à cultura, deixando uma marca de entretenimento e diversão na região.

O grupo Dire Straits Legacy (DSL) fez um show no palco do Multi Arena no dia 30 de abril e o DE entrevistou com exclusividade Phil Palmer, guitarrista da banda desde 1990. Na conversa, Phil Palmer falou sobre os planos da banda para os shows, a relação especial com o Brasil e o desejo de se apresentar no Rock in Rio. A banda tinha o sonho de participar do festival desde 1985, porém, naquela época, não foi possível. O guitarrista expressou a vontade de experimentar o evento e compartilhou o desejo de retornar ao país em futuras turnês.

Em quatro décadas, o Sepultura conquistou fãs no mundo inteiro, influenciou gerações e redefiniu o cenário do heavy metal ao se consolidar como um grande nome do gênero. Depois de romper barreiras ao acrescentar sons nacionais, como batuques de samba e viola caipira, à melodia do rock, a banda brasileira decidiu fechar as cortinas. Em turnê de despedida, intitulada “Celebrating Life Through Death”, o Sepultura encerrou as atividades e se apresentou pela última vez em Campinas no dia 20 de julho deste ano. Andreas Kisser, integrante da banda, falou sobre a jornada e a decisão de encerrar as atividades.

Internautas elegeram, em votação no DE, o Instituto Agronômico (IAC), a Unicamp, a Catedral Metropolitana e os parques Ecológico e Taquaral como as cinco maravilhas de Campinas (SP). A enquete foi encerrada no dia 7 de julho e fez parte das ações que a EPTV promoveu em comemoração ao aniversário de 250 anos da metrópole. Os votos dos internautas destacaram a importância dessas instituições e locais na cidade, ressaltando a valorização do patrimônio cultural e histórico de Campinas.

Em entrevista exclusiva ao DE, a estrela da música country Dustin Lynch disse ser fã da Ana Castela e reiterou as semelhanças entre o sertanejo e o country. Lynch viajou pela primeira vez ao Brasil em setembro para fazer uma participação no show de Fernando e Sorocaba no Jaguariúna Rodeo Festival. Com uma carreira de sucesso, o artista expressou sua admiração pela música brasileira e o potencial de colaboração entre o sertanejo e o country, revelando a conexão entre os estilos e o impacto emocional que a música proporciona.

O fenômeno que a marca Zezé di Camargo e Luciano se tornou gera, além do interesse por regravações de canções do repertório dos artistas, repercussão em relação a tudo o que os cantores fazem. Em conversa exclusiva com o DE, Zezé di Camargo detalhou os motivos que o levam a vetar alguns pedidos de regravações de suas composições, destacando o desejo de preservar sua arte e o esforço investido na construção de suas músicas. O cantor ressaltou a importância de proteger seu trabalho e a devoção dedicada à sua carreira e legado.