Pelo Cruzeiro, Matheus Pereira vive um ano de afirmação no Brasil, batendo recordes e alcançando a Seleção. O camisa 10 encerrou a temporada como líder dos principais rankings do time. Enquanto o DE viveu altos e baixos de forma coletiva, individualmente Matheus Pereira teve uma temporada com os melhores números em seus dez anos de carreira profissional. Ele foi o protagonista absoluto da equipe em 2024, batendo recordes e chegando à seleção brasileira.
Pela primeira vez na carreira, Pereira teve a oportunidade de realizar uma pré-temporada no futebol brasileiro, já que construiu sua trajetória tanto na Europa quanto no Oriente Médio. O trabalho completo em seu país natal refletiu diretamente em seu desempenho em campo. O jogador esteve presente em 59 dos 64 jogos do Cruzeiro na temporada, demonstrando uma assiduidade de 92%. Foi, de longe, o ano em que mais vezes entrou em campo em sua carreira, superando os 43 jogos pelo West Bromwich na temporada inglesa de 2019/2020. No elenco cruzeirense, ficou atrás apenas de William, que participou de 60 partidas.
Além disso, Matheus Pereira teve um ano livre de lesões, após a infelicidade de machucar o joelho logo no primeiro jogo como titular da equipe em 2023. O jogador ficou ausente de apenas quatro jogos por suspensão e foi poupado na partida contra o Vasco, no returno do Brasileirão, devido a desgaste muscular. Foi também a temporada em que Matheus mais contribuiu com gols em sua carreira, sendo responsável por 26 no total, com 15 assistências e 11 gols marcados, representando uma participação decisiva em quase um terço dos 80 gols do Cruzeiro nesta temporada.
Nunca antes o meia tinha feito tantos gols como profissional e, pela primeira vez, atingiu um “duplo-duplo”, ou seja, alcançou dois dígitos tanto em gols quanto em assistências. Seu desempenho o levou a ser convocado para a seleção brasileira por Dorival Júnior. Em sua primeira convocação, Matheus Pereira entrou em campo no segundo tempo da partida contra o Peru, válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Nascido em Belo Horizonte, Matheus Pereira saiu ainda adolescente para Portugal, onde iniciou sua carreira profissional. Passou por Alemanha, Inglaterra, Emirados Árabes e Arábia Saudita antes de chegar ao Cruzeiro em meados do ano passado para sua primeira experiência no futebol brasileiro. Mesmo com a lesão no joelho, o jogador retornou no final do Brasileirão 2023 e foi fundamental para ajudar o time a garantir uma vaga na Sul-Americana. Em 2024, com seu crescimento em campo, o Cruzeiro oficializou a compra de Matheus Pereira por mais de R$ 30 milhões junto ao Al Hilal, assinando contrato até junho de 2026.