Atriz transforma luto em sucesso nos palcos: ‘Cartas a minha mãe morta’ no Brasil e Inglaterra

Atriz de Santos transforma luto em peça de teatro de sucesso no Brasil e Inglaterra. 'Cartas a minha mãe morta' emociona público ao explorar a jornada do luto.

Atriz transforma luto pela mãe em peça de teatro de sucesso no Brasil e na Inglaterra: ‘Limonada com os limões que a vida me deu’

Ana Carolina Borges, de 33 anos, é de Santos (SP) e mora em Londres há mais de dez. Sua obra foi inspirada nas cartas escritas para a mãe, Maria Elisa Azeredo, que havia acabado de falecer.

Embora a palavra geralmente seja evitada por estar associada à perda de um ente querido, ela não intimidou a atriz Ana Carolina Borges, de 33 anos. Pelo contrário, a dor de perder a mãe, Maria Elisa Azeredo, a fez encarar o processo emocional e buscar uma forma de expressar seus sentimentos. Ela começou a escrever cartas para Elisa e o desabafo pessoal se transformou em uma peça de teatro que tem conquistado sucesso tanto no Brasil quanto na Inglaterra.

Ana Carolina Borges é natural de Santos, no litoral de São Paulo, e se mudou para Londres, na Inglaterra, em 2010, após realizar um intercâmbio para aprender inglês. Nove anos depois, ela passou a dividir sua vida entre os dois países para cuidar da mãe, que estava em cuidados paliativos devido à metástase no pulmão. A atriz revelou que começou a vivenciar o luto antes mesmo da morte da mãe. No entanto, foi apenas após a partida de Elisa, em 2019, que ela se sentiu realmente sozinha, sem ter com quem compartilhar a saudade.

Sem nenhuma pretensão, Ana começou a escrever cartas endereçadas para a mãe, desabafando sua dor e compartilhando acontecimentos cotidianos. Embora soubesse que os recados nunca chegariam fisicamente à destinatária, as cartas se tornaram uma forma de dar vazão aos sentimentos e preencher a presença que lhe faltava.

Ana escreveu aproximadamente 20 bilhetes nos primeiros meses após a perda da mãe. Um ano depois, ela os encontrou durante uma faxina no quarto e percebeu que havia documentado sua jornada no luto. A partir desse momento, decidiu transformar o conteúdo das cartas na peça de teatro ‘Cartas a minha mãe morta’, que explora as profundezas do luto durante os cuidados paliativos e após a morte do ente querido.

Ana estreou a peça em 2022 e desde então tem lotado teatros em Londres, recebendo prêmios e reconhecimentos pelo trabalho. Ela não esperava uma resposta tão positiva, pois o tema do luto não é fácil de vender, mas o público tem se mostrado receptivo. No Brasil, a atriz também fez apresentações em São Paulo e Santos, recebendo apoio e emoção daqueles que estiveram presentes nos momentos difíceis.

A perda de alguém querido desencadeia a sensação de impotência e inevitavelmente o luto. Segundo especialistas, o luto ocorre quando um vínculo afetivo é rompido abruptamente, podendo ser associado não apenas à morte, mas também a outros tipos de perdas. As fases do luto incluem negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, sendo importante passar por cada uma delas para superar a perda e seguir em frente.