‘Papai Noel’ sofre AVC e amigos criam rede de apoio para ajudar na recuperação dele em MG
Morador de Lambari voltava de trabalho como Papai Noel quando sofreu Acidente Vascular Cerebral; ele já recebeu alta e se recupera em casa.
Papai Noel se recupera de AVC e sonha em voltar a alegrar pessoas com a magia do Natal
Papai Noel se recupera de AVC e sonha em voltar a alegrar pessoas com a magia do Natal
O ‘seo’ Roberto mora em Lambari (MG) e há vários anos leva a magia do Natal para muitas pessoas vestido de Papai Noel. Mas este ano a festa deu espaço para preocupação, já que ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 10 de dezembro, quando voltava de um trabalho como Papai Noel.
“Na hora eu pensei que ele ia morrer, falei nossa, eu não sabia o que ele estava tendo, né? Falei nossa, e agora? Aí toda minha filha estava junto, começou a chorar, né? Aí eu tava dirigindo, quando eu percebi, a gente ficou apavorado. Aí a gente pediu ajuda pra notar, passando uma viatura da polícia, né? Aí a gente pediu ajuda. Foi que eles ajudaram a gente a chegar mais rápido, né? Lá em Cambuquira”, contou a esposa do Roberto, Rosemari Moreira Fernandes.
Seu Roberto ficou internado no Hospital Regional em Varginha, de onde recebeu alta na tarde de sexta-feira (20). O AVC trouxe algumas consequências.
“Tá paralisado do lado esquerdo, no movimento, tá com um pouco de dificuldade pra falar. Ele tá meio confuso, né?, fala umas coisas meio confusa, não sabe direito onde que ele está, quer levantar da cama, mas agora é só com o tempo para ele melhorar”, contou a esposa.
Em Lambari, os filhos estão unidos para deixar tudo preparado. E é tudo mesmo. Até a fantasia continua a postos. Uma rampa começou a ser construída para facilitar o acesso do seu Roberto ao andar de cima. Ele terá que usar uma cadeira de rodas por um tempo.
A adaptação da casa e o tratamento do seu Roberto custam caro. Por isso, a Rafaela, uma das filhas, resolveu fazer uma vaquinha para pedir ajuda nas redes sociais. E desde então, a família tem contado com a solidariedade de moradores, vizinhos e amigos.
“Logo já fiz, já postei, porque a minha mãe é desempregada. O meu pai a gente não consegue receber a aposentadoria dele enquanto ele está nesse estado. Meu irmão teve que largar o serviço dele para vir aqui cuidar da gente. Eu também sou do lar, eu não trabalho e quem tomava a parte financeira aqui de casa era apenas o meu pai”, contou a filha do Roberto, Rafaela Moreira Fernandes.
O Papai Noel também ganhou presente da Associação Mão Amiga de Lambari.
“Tem a cadeira de roda, cadeira de banho, fralda, também o colchão casca de ovo, que ele está acamado, então vai precisar desse colchão, então a gente vai estar auxiliando nessa parte”, disse a coordenadora da Associação Mão Amiga, Bruna Gentil.
Uma corrente de solidariedade que só aumenta. Vizinhos da família também estão prontos para ajudar.
“E eu creio em jesus que ele vai melhorar, ele vai vir embora, ele vai ter ajuda, sabe? A gente vai ajudar, todo mundo vai ajudar ele e eu creio que ele vai melhorar sim”, disse a vizinha do Roberto, Alessandra Aparecida da Silva.
Depois do susto, os filhos têm apenas um pedido.
“Que ele esteja aqui em casa com a gente no Natal, né? E que no ano que vem ele esteja trabalhando de Papai Noel de novo”, disse a filha de Roberto, Rafaela Moreira Fernandes.
E quem sempre presenteou tantas pessoas, neste Natal espera ganhar algo simples.
> “Um abraço, um beijo e um panetone”, disse o papai noel Roberto.
Veja mais notícias da região no DE – Sul de Minas.