O governo de São Paulo ofereceu agentes da Polícia Técnico-Científica e do Instituto de Identificação do estado para auxiliar na identificação das vítimas do acidente de trânsito ocorrido em Minas Gerais. Especialistas da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) foram disponibilizados para colaborar com a Polícia Civil de São Paulo, que já recebeu a lista com os nomes de todos os envolvidos no acidente entre um ônibus, uma carreta e um carro na BR-116.
O acidente fatal, que resultou na morte de 22 pessoas, ocorreu durante a madrugada na altura do KM 285 da BR-116, em Lajinha, próximo a Teófilo Otoni, MG. Segundo relatos do Corpo de Bombeiros, a colisão envolvendo três veículos resultou em um incêndio de grandes proporções, sendo que o ônibus da empresa Entram, oriundo de São Paulo com destino a Vitória da Conquista (BA), foi o mais afetado.
Vídeos gravados por testemunhas mostram os veículos em chamas logo após o acidente. Os bombeiros conseguiram resgatar 13 pessoas com vida, as quais foram encaminhadas para unidades de saúde da região. No entanto, 22 corpos carbonizados foram retirados do ônibus, sendo necessária a utilização de um guincho para acessar outras partes do veículo em busca de mais vítimas.
A Polícia Rodoviária Federal classificou o acidente como uma tragédia sem precedentes para a região e ressaltou que a maioria das mortes foi causada pelo incêndio no ônibus. O pneu estourado do ônibus teria sido o desencadeador da colisão que resultou na fatalidade. Um carro que seguia atrás também se envolveu no acidente.
Segundo informações da PRF, a pista ficou interditada por aproximadamente 6 horas para os trabalhos de resgate e perícia. O trânsito foi liberado no final da manhã, mas segue com esquema de ‘pare e siga’. De acordo com a apuração jornalística, radares que limitavam a velocidade dos veículos em 60 km/h foram retirados recentemente daquele trecho da BR-116. A remoção desses dispositivos já teria sido motivo de outros acidentes fatais recentes na mesma região.
Nas redes sociais, o governador Romeu Zema lamentou a tragédia e prestou solidariedade aos familiares das vítimas. Ele ressaltou os esforços para oferecer todo o apoio necessário às famílias nesse momento difícil às vésperas do Natal. A identificação das vítimas contará com o apoio das equipes da Polícia Científica de São Paulo, visando agilizar o processo de identificação e liberação dos corpos às famílias enlutadas.