Tabatinga inaugura o primeiro zoológico de bicho de pelúcia do Brasil Com um investimento de R$ 3 milhões, a cidade de Tabatinga (SP) está se destacando como a capital nacional do bicho de pelúcia e dos acessórios infantis. O zoológico, batizado de O Mundo Encantado dos Bichos de Pelúcia, é um projeto da prefeitura que promete atrair turistas para a região e impulsionar a economia local.
A ideia de criar o zoológico surgiu em 2019 e se concretizou com a inauguração no último sábado (21). O espaço conta com cinco cenários temáticos e uma sala pré-show, possibilitando visitas guiadas em grupos de 30 a 40 pessoas. A cenografia foi desenvolvida por uma empresa externa, entretanto, todos os bichos de pelúcia expostos são fornecidos por fabricantes locais, contribuindo para a economia da cidade.
Tabatinga é conhecida por ter a confecção de bichos de pelúcia representando 9% de sua economia e gerando aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e indiretos para seus quase 15 mil habitantes. Além disso, o zoológico pretende incentivar o turismo pedagógico e de negócios na região, que possui poucos recursos naturais, mas um potencial turístico expressivo.
A gestão do zoológico prevê que as visitas serão gratuitas até o final de 2024, sendo que a administração e operação do espaço a partir de 2025 serão definidas pela próxima gestão municipal. De acordo com a Associação dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo, o zoológico de bichos de pelúcia de Tabatinga é o primeiro do país e o maior empreendimento de turismo indoor da região.
Localizado na Rua Honorato Fortunato, s/nº, no Parque Águas do Vale, o zoológico já está aberto ao público e promete encantar não só as crianças, mas também os adultos que se identificam com o universo dos bichos de pelúcia. Essa iniciativa inovadora coloca Tabatinga no mapa do turismo nacional como um destino criativo e atrativo para os amantes dessas fofas criaturas de pelúcia.
Com a inauguração desse zoológico único no Brasil, a cidade de Tabatinga mostra sua capacidade de reinventar-se e de aproveitar seus recursos locais de maneira criativa para impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo na região. Certamente, esse é um passo importante para consolidar o município como um polo turístico e cultural no interior de São Paulo.