A Polícia Civil descobre ‘bunkers’ para venda de droga em Ubá, e equipe antibombas de Belo Horizonte desativa granada apreendida em operação
Operação Deméter, realizada pela Delegacia de Narcóticos e Homicídios, foi realizada na quarta (18) e na quinta-feira (19). Três pessoas foram presas, dentre elas uma mulher de 28 anos, suspeita de ser a líder do esquema de venda de entorpecentes.
Operação Deméter, realizada em Ubá, teve como objetivo desarticular um esquema de tráfico de drogas altamente estruturado. Três pessoas, dentre elas uma mulher de 28 anos, apontada como líder de um esquema de drogas, foram presas durante a Operação Deméter, realizada pela Delegacia de Narcóticos e Homicídios de Ubá.
Segundo a Polícia Civil, a ação aconteceu após dois meses de investigações, visando a “desarticulação de um esquema de tráfico de drogas altamente estruturado” na região.
Além de drogas, foram apreendidas granadas e localizadas duas estruturas semelhantes a “bunkers”, abrigos geralmente construídos em situações de guerra, no Bairro Agostinho Amato. Um deles, localizado na quarta-feira, era reforçado com chapas de aço e monitorado por mais de 15 câmeras de segurança.
A suspeita é que o interfone instalado no local se conectava diretamente ao quarto de uma mulher de 28 anos, apontada como a líder do tráfico e responsável por entregar as drogas aos usuários. Ela faria o monitoramento das câmeras em um telão, liberava o acesso aos usuários, enquanto se comunicava com outros envolvidos no esquema de venda de entorpecentes no local.
A mulher foi presa em flagrante e o companheiro dela conseguiu fugir. Um outro homem, de 29 anos, também foi preso por envolvimento na comercialização de drogas no imóvel.
Outra estrutura semelhante a bunker foi encontrada no mesmo bairro no dia seguinte, ainda durante a Operação Deméter. Um suspeito de 19 anos tentou fugir pelo terraço do imóvel, pulando para a casa vizinha, invadindo uma residência onde estavam quatro crianças, mas acabou preso tentando se esconder atrás de um colchão. Ele foi preso em flagrante com 200 pinos de cocaína, porções de crack, haxixe, ecstasy, balanças de precisão, munição, carregador de arma de fogo e até uma estufa para o cultivo de maconha. Durante a fuga, ele deixou cair 187 tabletes de maconha e uma granada.
Para denotação do artefato foi necessário acionamento da equipe antibombas da Polícia Civil de Belo Horizonte.
A Polícia Civil de Belo Horizonte desativou a granada apreendida durante a operação realizada em Ubá. Os esquemas de tráfico de drogas altamente estruturados estão sendo desarticulados com o auxílio de investigações contínuas e ação policial eficaz na região. A população pode colaborar denunciando atividades ilícitas para prevenir a criminalidade e promover a segurança na cidade.