Preta Gil: após 21 horas de cirurgia para retirada de tumores, cantora passa bem, mas segue sedada, diz assessoria
Francisco Gil publicou atualização sobre o estado de saúde da mãe nas redes sociais, na manhã desta sexta (20). Cantora anunciou retomada do tratamento contra o câncer em agosto, após exames apontarem a presença de tumores em diferentes regiões do corpo.
A cantora Preta Gil passa bem após uma longa cirurgia para retirada de tumores, realizada em São Paulo. Segundo a equipe dela, a operação foi um sucesso, mas por conta das 21 horas de duração e de possíveis dores, ela permanece sedada nesta sexta-feira (20).
A previsão é de que os médicos retirem a sedação na manhã de sábado (21).
“Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes!”, disse o filho da artista, Francisco Gil, em publicação nas redes sociais.
De acordo com a equipe de Preta, a cirurgia no Hospital Sírio-Libanês teve início às 6h de quinta-feira (19) e só terminou às 3h desta sexta. A previsão era de que o procedimento durasse por volta de 18 horas, mas esse tempo poderia variar.
O DE questionou o hospital sobre a operação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Em 2023, Preta tratou um tumor no intestino e foi considerada curada. Contudo, em agosto deste ano, após realizar exames de monitoramento, a cantora anunciou que o câncer havia retornado, em diferentes partes do corpo: Dois tumores nos linfonodos — estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; Um nódulo no ureter — tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; Metástase no peritônio — câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
“Fui para o hospital fazer o check-up tranquila. De repente, vem uma surpresa nada agradável como essa, num exame de rotina”, disse a cantora em entrevista ao Fantástico. Na ocasião, ela contou que já estava fazendo tratamento para combater as células cancerígenas, chamado quimioterapia.
Na última semana, por recomendação de sua equipe médica, Preta esteve nos Estados Unidos para se consultar com uma especialista nos tipos de tumor que ela tem, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico.
A quimioterapia que eu fiz lá no Brasil, ela não foi tão eficaz como os médicos esperavam e eu também. Então, a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipo de estudos diferentes, ensaios diferentes, ainda não publicados ou publicados, drogas que ainda não chegaram o Brasil — Preta Gil, em vídeo publicado nas redes sociais
Antes da operação, a cantora pediu “boas vibrações” aos seguidores e disse que achava importante compartilhar como está. “Se Deus quiser, farei o tratamento que for mais indicado para mim, no Brasil ou fora”, finalizou. ADE focar na minha cura’, diz Preta Gil sobre o começo de novo tratamento contra o câncer.