MPE solicita quebra de sigilo bancário de prefeito e vice eleitos por suspeita de compra de votos em Ibirá (SP)

MPE pede quebra de sigilo bancário de prefeito e vice eleitos em Ibirá por suspeita de compra de votos. Vereador eleito e president do Republicanos também são investigados.

MPE solicita quebra de sigilo bancário de prefeito e vice eleitos em Ibirá, suspeitos de compra de votos

Um vereador eleito, dois candidatos não eleitos e o presidente do (Republicanos) em Ibirá (SP) também são investigados por compra de votos. Advogado de prefeito nega crime.

Reprodução de áudio obtido pelo Ministério Público Eleitoral, que denuncia prefeito, vice e vereador eleitos em Ibirá (SP) por suposto esquema de compra de votos na eleição de outubro — Foto: TV TEM/Reprodução

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça Eleitoral a quebra dos sigilos bancários do prefeito e do vice-prefeito eleitos em Ibirá (SP), suspeitos de participar de um esquema de compra de votos. Outras quatro pessoas também terão as contas analisadas. As investigações começaram após a promotoria ter acesso a áudios e prints de mensagens com indícios de crime eleitoral.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), os denunciados participaram de um esquema que aponta que os candidatos autorizaram vereadores da base de apoio a cooptar eleitores em troca de R$ 200,00 por voto, e mais R$ 300,00 se fossem eleitos.

Entre os investigados estão, o prefeito eleito Nivaldo Negrão, conhecido como Biscoito (Republicanos), o vice eleito, João Renato Tavares (Republicanos), e outras quatro pessoas – sendo o vereador eleito, Rodrigo Augusto Pagliusi, dois candidatos não eleitos (Marcelo Sinval de Araújo e Eberson Benedito Lopes de Souza) além de Cristiano Negrini, presidente do Republicanos no município.

Ainda conforme apurado pela TV TEM, o grupo usava cabos eleitorais para comprar votos de moradores.

Segundo a ação do MPE, a prática se estendia a pessoas que trabalharam como fiscais e delegados dos partidos Republicanos, MDB e Avante, no dia das eleições.

Nivaldo Negrão venceu a eleição na cidade com 50,08% dos votos válidos. Já o adversário Zé Ernesto (PL) teve 49,92%.

Depois do resultado das eleições na cidade, houve três denúncias sobre compras de votos, duas delas feitas pessoalmente à Justiça Eleitoral, e a terceira de forma anônima.