Meia de 14 anos “quebrador de recordes” treina com o time profissional do Arsenal
Max Dowman, nascido em 2009, tornou-se o mais jovem a marcar um gol pela Liga Juvenil da Uefa e é cotado para ser escalado pelo técnico Mikel Arteta
Olho nele! Max Dowman, de 14 anos, é a mais nova joia do Arsenal. O meio-campista treinou com a equipe principal antes do duelo com o Crystal Palace pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, às 16h30 desta quarta-feira. Nascido em 2009, Dowman é quebrador de recordes na base.
Max Dowman, do Arsenal — Foto: Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images
Dowman se juntou a Ethan Nwaneri e Myles Lewis-Skelly, ambos da base do Arsenal, para testes antes das quartas de final. Ainda com 14 anos, o jovem meia faz aniversário em 31 de dezembro e só pode assinar um contrato profissional no último dia de 2025, quando completa 16 anos.
A promessa do Arsenal já quebra recordes na base. Max Dowman tornou-se jogador mais jovem do clube a jogar na categoria sub-21. Além disso, ele também tornou-se o mais jovem a marcar um gol pela Liga Juvenil da Uefa.
Jack Wilshere, que marcou época com a camisa do Arsenal, viu quatro assistências de Dowman na vitória por 5 a 2 sobre o Fulham, em março, pela base do clube. O ex-treinador do sub-18 elogiou o jovem meia.
Arsenal vence na Champions com Gabriel Jesus como titular
— Sempre há uma preocupação em escalar um jogador tão jovem nessas partidas, mas se você é bom o suficiente, você tem idade suficiente. Precisamos encontrar um equilíbrio entre deixá-lo jogar e se divertir pela sua idade, mas também tentar dar a ele o máximo de trabalho que pudermos — disse.
Nos acréscimos da vitória do Arsenal sobre o Brentford, por 3 a 0, em setembro de 2022, o técnico Mikel Arteta promoveu a entrada de Ethan Nwaneri, de apenas 15 anos. Nascido em 2007, o meio-campista se tornou o mais jovem a atuar em uma partida da Premier League.