Homem de 32 anos é preso por importunação sexual em Araraquara: Saiba mais!

Homem é preso por importunação sexual em Araraquara (SP) ao tentar beijar e ameaçar técnica de enfermagem. Crime é grave e deve ser denunciado.

Um homem de 32 anos foi preso em Araraquara (SP) por importunação sexual e ameaça. Segundo a Polícia Militar, ele acariciou e tentou beijar uma técnica de enfermagem que esperava o ônibus, na noite de terça-feira (17). O crime aconteceu próximo à Praça Santa Cruz, no Centro. De acordo com a polícia, a vítima de 36 anos contou que estava em um ponto de ônibus na Avenida José Bonifácio, após sair do trabalho, quando o suspeito se aproximou, sentou-se ao lado dela, acariciou suas costas e passou a mão em seu cabelo.

Ainda segundo a mulher, o homem tentou beijar seu pescoço e fez ameaças, dizendo que ela “iria conhecer o diabo” caso reagisse. Segundo a Polícia Militar, que realiza a Operação Papai Noel com a base comunitária na região central da cidade, a mulher foi encontrada chorando e muito abalada. Ela, inclusive, acenou para uma testemunha que estava do outro lado da rua e pediu ajuda. O homem foi preso em flagrante a poucos metros do ponto de ônibus. Ele foi levado ao Plantão Policial e encaminhado à Cadeia de Santa Ernestina.

A importunação sexual é um crime previsto no Código Penal, caracterizado por “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Ou seja, consiste em praticar qualquer ato de natureza sexual sem o consentimento da vítima. A pena para esse tipo de crime varia de 1 a 5 anos de reclusão. As denúncias de importunação sexual podem ser feitas em qualquer delegacia, sendo que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) são as mais indicadas para lidar com esse tipo de caso.

A PM informou que já havia sido acionada minutos antes pelo sacristão da Igreja Santa Cruz para uma ocorrência envolvendo o mesmo homem, que estaria provocando desordem. Ele teria sido orientado a deixar o local, mas retornou em seguida. O crime de importunação sexual é grave e deve ser denunciado para que as autoridades competentes possam agir e garantir a segurança das vítimas. É fundamental conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e a importância de combater qualquer forma de violência de gênero. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.