Brasil tem melhor desempenho da história no FIFA The Best 2024: vitória de Vini Jr. e mais cinco prêmios em diferentes categorias

Brasil tem melhor desempenho da história do FIFA The Best 2024 com seis vencedores em diferentes categorias, incluindo Vinícius Júnior e Marta.

FIFA The Best 2024: Brasil tem melhor desempenho na história do prêmio

O Brasil esperou 17 anos para voltar ao topo da premiação masculina de melhor do mundo da Fifa. Mas a vitória de Vinícius Júnior nesta terça-feira marcou não apenas o fim do jejum como também a maior consagração do futebol brasileiro na cerimônia, com seis vencedores em diferentes categorias.

Além do troféu de Vini Jr., o Brasil também comemorou a vitória de Marta na primeira edição do prêmio que leva o seu nome, dedicado à autora do gol mais bonito da temporada feminina; do volante Thiago Maia, do Internacional, com o prêmio Fair Play, por sua ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul; e ao pequeno vascaíno Gui Moura, de dez anos, vencedor do prêmio Torcedor do Ano.

O Brasil também esteve representado nas duas seleções da temporada, com Vini Jr. na masculina e Gabi Portilho, do Corinthians, na feminina.

Os seis prêmios deste ano superam as edições de 2023 e de 2019 do FIFA The Best, quando o Brasil saiu com cinco vencedores em diferentes categorias.

Ano passado, o Brasil teve Vini Jr. eleito para a seleção da temporada e ganhou em outras quatro categorias: melhor goleiro (Ederson, do Manchester City); Prêmio Púskas de gol mais bonito (Guilherme Madruga, então no Botafogo de Ribeirão Preto); prêmio Fair Play, para a seleção brasileira, pelo amistoso contra a Guiné, em que usou uma camisa preta em protesto contra o racismo; e o prêmio especial da carreira para Marta.

O prêmio da Fifa de melhor do mundo foi criado em 1991, e o Brasil é o país com mais vitórias (nove) e o maior número de jogadores premiados (seis): Ronaldo (três vezes), Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Romário, Rivaldo, Kaká e, agora, Vini Jr.

No feminino, Marta é a maior vencedora, com seis eleições de melhor do mundo, marca que faz do Brasil o recordista entre os países, empatado com os Estados Unidos, que tem seis prêmios dados para quatro jogadoras: Mia Hamm (duas vezes), Carli Lloyd (duas vezes), Abby Wambach e Megan Rapinoe.