Santa Casa de Jacareí encerra intervenção municipal e passa a ter administração autônoma

Prefeitura de Jacareí encerra intervenção na Santa Casa, que terá administração autônoma a partir de janeiro de 2025. Aporte financeiro garantido para atendimento via SUS. Irmandade assume gestão após cerimônia de transição. Expectativa de melhorias na saúde da região.

A Prefeitura de Jacareí anunciou o fim da intervenção municipal na Santa Casa do município. Segundo as informações divulgadas, após um período de transição que foi encerrado, a Santa Casa passará a ter administração autônoma a partir do dia 6 de janeiro de 2025. Uma cerimônia para a celebração da transição definitiva da gestão da Santa Casa foi realizada no último sábado (14), onde a administração da entidade foi oficialmente transferida para a Irmandade.

Com o fim da intervenção, o município manterá o aporte financeiro ao hospital para garantir a continuidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2003, a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí passou a ser gerida pela prefeitura devido a uma crise financeira que enfrentava, com dívidas em torno de R$ 30 milhões. Desde então, a administração municipal tem sido responsável pela gestão da unidade de saúde.

Em abril deste ano, o prefeito Izaías Santana chegou a anunciar o encerramento da intervenção na Santa Casa, explicando que isso ocorreu após quitação das dívidas fiscais e trabalhistas. Meses depois, a prorrogação da intervenção foi necessária devido ao não avanço do projeto de lei para devolver a administração da unidade à Irmandade. No entanto, após a aprovação do projeto pela Câmara Municipal em agosto, a transição foi concluída para garantir a autonomia da Santa Casa.

Fundada em 1861, a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí é uma referência no atendimento de saúde para os moradores de Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Com mais de um século de existência, a instituição passou por diversos desafios financeiros ao longo de sua história, culminando na intervenção municipal. Agora, com a retomada da administração pela Irmandade, a expectativa é de que a Santa Casa possa continuar seu importante trabalho na região.

A notícia do fim da intervenção na Santa Casa de Jacareí representa um marco importante para a saúde pública da região do Vale do Paraíba e região Bragantina. Com a administração autônoma da instituição, a expectativa é de que a qualidade do atendimento aos usuários do SUS seja mantida e aprimorada. A comunidade local aguarda com esperança as melhorias que poderão ser implementadas a partir dessa nova fase da Santa Casa.