“Ajuda Criminosa: Golpe do Documento Falso Preocupa Idosos em Centros Urbanos”

O "golpe da ajuda" tem sido frequente, colocando em alerta a população, principalmente idosos. Saiba como se proteger e evitar cair nesse crime.

O crime conhecido como “golpe da ajuda” tem se tornado cada vez mais frequente nos grandes centros urbanos, colocando em alerta a população, em especial os idosos, que são vítimas frequentes dessa modalidade de crime. Recentemente, um idoso de 76 anos denunciou ter caído nesse golpe em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio, onde bandidos se passaram por bons samaritanos, oferecendo assistência no momento em que o idoso utilizava um caixa eletrônico em uma farmácia local.

As câmeras de segurança do estabelecimento flagraram a ação dos três criminosos na manhã da última sexta-feira (13). No vídeo é possível observar o momento em que o casal de idosos estava no caixa eletrônico, sendo abordado por um dos criminosos que simulava ter encontrado um documento emitido pela máquina. A partir desse momento, o golpe foi sendo executado, com outros comparsas se juntando ao primeiro para ludibriar o idoso.

O plano dos bandidos consistia em convencer o idoso de que um papel encontrado no chão alertava para o cancelamento do cartão e a necessidade de atualização de cadastro, com a possibilidade de uma cobrança de R$ 89,90. Para evitar esse custo, era solicitado ao idoso que fornecesse seus dados pessoais, momento em que os criminosos agiam para capturar as informações bancárias da vítima, conseguindo assim sacar a quantia de R$ 10 mil de sua conta.

Além de subtrair o dinheiro da vítima, os criminosos ainda realizaram a troca do cartão bancário do idoso por um similar, porém em nome de outra pessoa, dificultando ainda mais o rastreamento do crime. A Polícia Civil, por meio da 35ª DP de Campo Grande, já está com as investigações em andamento, analisando as imagens das câmeras de segurança na tentativa de identificar e capturar os responsáveis por esse golpe.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que a população, em especial os idosos, estejam atentos a esse tipo de abordagem suspeita, desconfiando de desconhecidos que oferecem ajuda sem motivo aparente. É importante também não compartilhar informações pessoais e bancárias com estranhos, sempre verificando a veracidade das informações e mantendo a discrição e segurança ao utilizar os serviços bancários, evitando assim cair em golpes como esse. A conscientização e a prevenção são armas importantes para combater essas práticas criminosas e proteger a sociedade.