Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, surpreendeu ao optar por escalar a força máxima da equipe na goleada por 4 a 1 sobre o Guarani, no último domingo. Anteriormente, o treinador vinha utilizando duas formações mistas no Campeonato Paulista, porém decidiu levar a campo o time considerado ideal para esta temporada. A decisão de Abel em escalar os melhores jogadores às vésperas do clássico contra o Corinthians foi explicada pelo próprio treinador, que enviou uma mensagem para o elenco.
“Posso voltar a fazer outra vez o mesmo, porque não treino só 11 jogadores. Treino 24. Hoje decidi fazer o que eu fiz para tentar também, porque via muita gente muito atrapalhada, sobretudo porque sei o que estamos a fazer, onde queremos chegar, e às vezes fazem confusão. Estou aqui há 5 anos. Quando o DE entra nesse Paulista e as coisas não correm bem, há sempre muito barulho à volta e não sei o porquê”, afirmou Abel.
O técnico ressaltou a importância de estar preparado para uma temporada longa, que se estende até dezembro, com muitos jogos em sequência. Ele destacou a necessidade de pensar no planejamento a longo prazo e de estar pronto para realizar o rodízio de jogadores, caso seja necessário. Apesar de ter escalado os jogadores que considera em melhor forma no momento, Abel Ferreira deixou claro que todos os lugares no time titular estão em aberto.
“Eu gostaria de fazer 10 substituições para fazer em função dos jogos uns em cima dos outros. Amanhã quem não jogou vai ter que treinar e está tudo em aberto. Já disse isso várias vezes. Não gosto que jogadores sentem em cadeiras com encosto. Aqui tem que jogar quem treina melhor, quem rende melhor, quem faz aquilo que pedimos. Mas neste momento está tudo em aberto”, completou o treinador.
O próximo desafio do Palmeiras será contra o Corinthians, na quinta-feira, no Allianz Parque. Mais uma vez, Abel Ferreira deve optar por escalar o que considera como o time ideal. O treinador segue focado em preparar o elenco para os desafios que virão ao longo da temporada. Todos os jogadores têm a oportunidade de brigar por uma vaga na equipe titular, pois, segundo Abel, todos os lugares estão em aberto.
“Todos os lugares estão em aberto. Eu achei que hoje, os que jogaram hoje, na minha opinião são os que estão melhores na data de hoje. Temos uma semana para treinar, melhorar processos… Mas como te disse, a temporada é longa, os jogadores têm altos e baixos, os jogadores estão em forma no momento… Se não ganhar não tem problema nenhum. O Paulista é para preparar para uma temporada que acaba em dezembro, com jogos em cima de jogos”, pontuou o treinador.
Em suma, Abel Ferreira reforçou a ideia de que a competição no elenco é saudável e que a preparação é fundamental para alcançar os objetivos ao longo da temporada. Com um grupo forte e preparado, o Palmeiras segue em busca de bons resultados e títulos. O desafio de montar o melhor time possível continua sendo uma meta do treinador, que busca a excelência em todas as decisões táticas e estratégicas para as partidas que virão.